Vigilância deve vacinar 22 mil idosos em 1ª fase de campanha

Ação teve início ontem, em todo o país, para pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e indígenas; na região; mais de 200 mil devem ser imunizadas até 1º de junho

PRUDENTE - JANAÍNA TAVARES

Data 24/04/2018
Horário 08:47
Jose Reis - Campanha pretende imunizar 90% de cada grupo prioritário
Jose Reis - Campanha pretende imunizar 90% de cada grupo prioritário

Com início ontem, para idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e indígenas, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B, chega a sua 20ª edição e deve atender, nesta primeira etapa de imunização, em Presidente Prudente, 22 mil pessoas, de acordo com a diretora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco.

Desde às 6h30 de ontem, o Palácio da Saúde - localizado no centro da cidade - era uma das unidades de saúde que já tinha fila de espera, onde os idosos eram os que mais se destacavam. Entretanto, há certos públicos dentro da campanha que todos os anos mostram resistência para tomar a vacina. “As crianças que dependem do adulto responsável para levá-la, gestantes e puérperas, mulheres no pós-parto, entre os grupos mais complicados para atingir a meta de 90%”, comenta a diretora.

“As doses estão vindo fracionadas porque a modalidade da campanha também é fracionada, ou seja, cada vacina contra a influenza será disponibilizada conforme o avanço nas etapas de vacinação”, explica a responsável pela Vigilância Epidemiológica Municipal. Conforme Elaine, a meta é atingir 90% de cada grupo prioritário na cidade, lembrando que a adesão dos idosos no ano passado, por exemplo, foi de quase 29 mil vacinados. “Essas pessoas são bem comprometidas mesmo porque sempre aparecem quando é necessário e conseguimos alcançar a maioria deles”, observa.

Além disso, segundo ela, as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos são consideradas um dos principais agentes de transmissão do vírus da gripe. “Por isso, precisamos estimular cada vez mais o pessoal a comparecer porque queremos imunizar e conscientizar sobre a importância que é se vacinar e deixar a carteira de vacinação em dia”. Em Prudente, 28 salas estão disponíveis para que o munícipe se previna contra a gripe.

Na região, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, a expectativa é que 200 mil pessoas sejam imunizadas com a vacina produzida pelo Instituto Butantan. Já no Estado, 10,7 milhões de paulistas devem receber a dose até 1º de junho. Além do grupo prioritário nesse começo da Campanha Nacional de Vacinação, professores, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis podem também aderir à vacinação.

 

Público em alta

Aos 72 anos de idade, a aposentada Iraci Rodrigues Ortega sempre participa das campanhas de vacinação na cidade e era uma das primeiras na fila de espera no Palácio da Saúde. “Cheguei aqui às 6h, por isso vou conseguir ir embora cedo para minha casa”, enfatizou a aposentada, que também levou o marido para se vacinar. “Nós sempre gostamos de atualizar nossa carteira de vacinação, então viemos com todos os documentos possíveis”.

Dona Iraci também não é a única que se apressou e consegui chegar cedo ao local. O aposentado Pocidônio Pereira das Neves, 75 anos, já estava “ansioso” para conseguir se vacinar. “Não é toda vez que temos oportunidade de comparecer porque eu não moro tão perto. Foi aí que me programei e resolvi vir cedinho”, disse.

Porém, nem todos estão acostumados ou adeptos a tomarem a vacinação contra a gripe. A enfermeira aposentada, Izolda Zanetti Cano, 66 anos, contou que tomaria a vacina pela primeira vez, já que antigamente tinha medo. “Meu marido brigava comigo porque eu nunca quis me vacinar com essa, mas aí eu me convenci de que precisava tomar para não ficar doente, porque já sou idosa e é mais fácil”, finalizou.

 

FASES DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO 2018:

- Etapa 1: desde ontem para trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas;

- Etapa 2: a partir de 2 de maio, para crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto;

- Etapa 3: a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros;

- Dia D: dia 12 de maio, para todos os grupos do público-alvo.

Fonte: Secom (Secretaria Municipal de Comunicação)

 

SERVIÇO:

O prudentino que quiser se vacinar pode comparecer na UBs (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da sua casa, munido de documentos pessoais e carteira de vacinação. O horário de funcionamentos das unidades é da 7h30 até às 17h.

Publicidade

Veja também