Viagem nas férias exige planejamento financeiro e atenção

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 01/07/2018
Horário 05:32
Arquivo - Edilene indica que ocorram pesquisas de preços antes do passeio
Arquivo - Edilene indica que ocorram pesquisas de preços antes do passeio

Aos que vão viajar neste mês, planejamento é a palavra-chave para não entrar em uma fria e transformar a viagem dos sonhos, em um montante de contas a serem pagas. De acordo com a economista Edilene Takenaka, quando ocorre a organização do passeio, “tudo fica mais tranquilo”, uma vez que a família deixa certa quantia para gastar. Isso porque os gastos que pesam no bolso do viajante são o transporte, quando cobrado o preço da gasolina e pedágio, estadias em hotéis e pousadas, além da refeição.

Para que as contas não fujam do orçamento, a economista indica que sejam feitas pesquisas de preços, a fim de colaborar com os custos. “Com a facilidade que temos com a internet, é importante pesquisar o destino certo, para não dar voltas e acabar consumindo combustível e perdendo tempo”, acrescenta. Durante as viagens, é comum comprar diversos produtos como forma de presentear algum amigo. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois, no calor do momento, o gasto pode ser desnecessário.

Edilene diz que tais presentes são comprados por impulso, e ao levar para casa, grande parte ficar guardada, sem serventia alguma. Contudo, isso não quer dizer que o viajante tem que deixar de comprar um presente, mas “ponderar no gasto”.

Para aqueles que não vão viajar neste mês, e vão passar as férias de julho em Presidente Prudente, pode aproveitar as oportunidades gratuitas de diversão que a cidade oferece. Conforme a economista, caminhadas e encontros no Parque do Povo ou um jogo de futebol são opções de lazer que evitam gastos. Aos papais e mamães que têm filhos pequenos em casa, uma sessão de cinema com os amigos em casa também é uma opção saudável. “O único gasto que vai ter com esta reunião é com a pipoca e o refrigerante”, orienta.

 

Evitar o vermelho

A fim de correr do endividamento nos próximos meses, todo cuidado é importante, principalmente com o uso do cartão de crédito. De acordo com Edilene, o recurso deve ser utilizado em último caso, uma vez que os juros anuais do cartão estão na casa de 300%. “Por isso, é importante o planejamento, onde a pessoa pode guardar um pouco de dinheiro a cada mês, e quando chegar em períodos de férias, vai ter uma quantia guardada para poder gastar um pouco mais”, afirma.

 

 

 

Publicidade

Veja também