Vereadores pedem que UPA seja aberta antes

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 25/04/2018
Horário 09:08
AI Câmara - Requerimentos foram entregues na tarde de ontem ao prefeito
AI Câmara - Requerimentos foram entregues na tarde de ontem ao prefeito

Tramitou em caráter de urgência, e foi aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira, o Requerimento de Providências 04337/17 em que os vereadores da Câmara de Presidente Prudente solicitam ao Executivo a antecipação da abertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte, que fica no Jardim Guanabara, prevista para 26 de maio, “o mais rápido possível”. Na mesma data, os vereadores se posicionaram contra as possíveis modificações dos horários de atendimentos de duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), sendo que tal posicionamento resultou em uma reunião com o prefeito, Nelson Roberto Bugalho (PTB), na tarde de ontem. A Prefeitura, por meio de nota, afirma não prever qualquer alteração na data de inauguração da UPA.

Conforme a Câmara, e também como já noticiado por este diário, o Executivo anunciou que a UPA da zona norte será inaugurada no fim do mês que vem, mesmo que o prédio já esteja com a estrutura física pronta para uso e tendo grande parte de equipamentos já adquiridos. O dispositivo é de autoria de todos os vereadores da casa de leis, e partiu, também, do anúncio da Prefeitura de que ocorreria uma possível reestruturação dos atendimentos dos PAs (Prontos Atendimentos) da UBS II Matheus Seribelli, localizada no Jardim Santana, bem como a UBS Doutor Otelo Milani Junior, conhecida como Cohabão.

“Atualmente, nestas duas unidades, após as 19h funcionam PAs que se encarregam de intermediar a atenção básica das unidades hospitalares da cidade durante a noite e também de madrugada. A 17ª Legislatura se posiciona no sentido da manutenção plena e total dos Prontos Atendimentos do Jardim Santana e Cohabão, sem qualquer alteração, como ventilado pela Secretaria Municipal de Saúde última semana. [...] Qualquer modificação na atual condição de atendimento das unidades, visando um possível deslocamento dessa gigantesca comunidade, é inviável”, afirma a Câmara.

 

Reunião de ontem

Os vereadores se reuniram na tarde de ontem, no Gabinete, para a entrega dos Requerimentos de Providências que pedem a antecipação da inauguração da UPA, bem como a posição contrária às possíveis mudanças nas UBSs. De acordo com a Câmara, o chefe do Executivo teria se comprometido com a abertura da unidade de saúde par ao dia 26 de maio, além de ter pedido ao secretário da Saúde, Valmir da Silva Pinto, que realize um estudo sobre a possibilidade requerida em relação aos atendimentos do Pronto Atendimento.

A Prefeitura, por sua vez, esclarece que a intenção da reestruturação prevista é a de aprimorar a rede de urgência e emergência da cidade e que, para isso, está em “constante diálogo” com os vereadores, que são, conforme a Prefeitura, os legítimos representantes da população, além de médicos e outros profissionais da saúde da rede pública. Já sobre o encontro de ontem, a administração ressalta que foi “mais uma oportunidade” de dialogar com o legislativo a respeito das adequações, além de informar que não há previsão para uma antecipação da inauguração da UPA.

Publicidade

Veja também