Verão com menos chuvas

“Temos a possibilidade de que em alguns dias ocorram temporais um pouco mais intensos, com queda de granizo e vendavais, que podem chegar a 80 km/h”, diz o climatologista Vagner Camarini

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 22/12/2019
Horário 05:38

No Brasil, o verão teve início hoje, à 1h19, pelo horário de Brasília. Na região do oeste paulista, de uma forma geral, o período será com menos chuva que o normal, analisando os três meses da estação, segundo o Instituto Climatempo. Fato confirmado pelo climatologista Vagner Camarini, o qual diz que o verão será tradicionalmente quente, mas com o predomínio de pancadas de chuvas isoladas. O acumulado, por sua vez, será próximo da média histórica da região, de 500 a 600 milímetros.

No entanto, não vamos observar vários dias seguidos com chuva na região de Presidente Prudente, mas isso não quer dizer que não haverá dias com pancadas fortes e com raios, expõe o Climatempo. Com relação à intempérie, janeiro e fevereiro registrarão temperaturas próximas da média e, em março, um pouco acima da média (mínima de 20ºC e máxima de 31ºC), ou seja, mais quente que o normal.

Também em uma análise do período, o climatologista Camarini explica que janeiro será o mês mais chuvoso, onde os pluviômetros poderão chegar a 300 mm. Fevereiro, no entanto, ficará próximo dos 200 mm, e março – até o dia 20 – a tendência será diminuir, ou seja, intempéries  menos intensas. “Não será um verão seco igual o ano passado, será chuvoso, mas nada exagerado, além da predominância de pancadas de chuva, principalmente, no final da tarde. No mais, ainda temos a possibilidade de que, em alguns dias, ocorram temporais um pouco mais intensos com a queda de granizo e vendavais, que podem chegar a 80 km/h”. Já quanto às temperaturas, o climatologista explica que, em alguns dias, a máxima ficará na casa dos 38ºC, e a mínima, por sua vez, atingirá, em dias mais frescos, a faixa de 18ºC.

DE OLHO NA

REGIÃO SUDESTE

Mas devemos ficar de olho, pois estamos na região sudeste. Segundo o Climatempo, a temperatura da água do Atlântico Sul vai colaborar para trazer frentes frias para a região. Para a maioria das áreas, os meses de verão, considerando o período de dezembro a março, são os mais chuvosos do ano. O mês de janeiro, em particular, tem médias climatológicas de precipitação da ordem de 300 mm em vários locais de Minas Gerais e de São Paulo. 

“A média climatológica é um valor calculado para uma série de medições de 30 anos. Para ter uma média de 300 mm, significa que em muitos janeiros choveu pelo menos este valor. É muita água que cai na forma de temporais de curto período e em vários dias consecutivos de chuva, quando ocorre a ZCAS ([ona de Convergência do Atlântico Sul]”.

NÚMEROS

Previsão de hoje para Prudente

22°C

mínima

28°C

máxima

80%

chance de chuva

Média de Prudente para os meses do verão

Mês

Mínima (°C)

Máxima (°C)

Precipitação (mm)

Janeiro

21°

31°

218

Fevereiro

21°

31°

160

Março

20°

31°

133

* Fonte: Climatempo. Os dados apresentados representam o comportamento da chuva e da temperatura ao longo do ano. As médias climatológicas são valores calculados a partir de uma série de dados de 30 anos observados. É possível identificar as épocas mais chuvosas/secas e quentes/frias de uma região.

Publicidade

Veja também