Vendas 

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 14/12/2019
Horário 04:06

Vender é o grande anseio dos empresários, afinal deste é gerado o faturamento. Para tanto, é preciso pensar o processo de vendas, qualificar a equipe, preparar estoque e ajustar promoções e a comunicação da empresa através do marketing. Estas ações, se forem feitas de forma desordenada, podem gerar prejuízos astronômicos para o empresário, principalmente no final de ano que o movimento aumenta e muito.

Clientes novos costumam a aparecer e os clientes fidelizados na loja competem por atenção diante dos momentos que a loja conta com mais pessoas para serem atendidas do que funcionários. A experiência de 11 meses de vendas e idas e vindas dos clientes de costume permitem agilizar as vendas para esses de forma personalizada. Quanto aos novos clientes, é importante identificá-los, seja pelo cadastro no caixa ou mesmo uma breve conversa, imprimir atenção maior é necessário, é hora de esforços de fidelização para que mais clientes voltem em 2020.

Fique de olho no que a concorrência está fazendo, mas veja bem, não é para copiar as estratégias e nem viver a sombra do que eles fazem. Esta pesquisa é para definir os argumentos, abordagens e estratégias de comunicação com os clientes. Os vendedores terão como saber se o cliente está blefando ou se realmente precisarão justificar o porquê das diferenças entre o seu produto e do concorrente.

Quanto aos novos clientes, é importante identificá-los, seja pelo cadastro no caixa ou mesmo uma breve conversa

É comum a contratação de funcionários temporários no final de ano para reforçar a equipe, é importante atenção no preparo, deixá-los aprender por conta é pedir para levar prejuízo. Invista ao menos uma hora por semana para treinar abordagens de vendas e conhecer melhor os produtos. Observe os indicadores de desempenho da equipe e dos funcionários para que as conclusões sobre o rendimento destes sejam melhores fundamentados.

Avalie a organização da loja, arrumação dos produtos, vitrines, limpeza e uniforme dos funcionários com mais frequência. E, fique de olho no estoque, lembre-se que se perde dinheiro com estoque quando a mercadoria encalha ou quando falta. Boas vendas!

 

 

 

 

 

 

 

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