Energisa - Objetivo é cadastrar clientes no benefício da TSEE e conscientizar a população sobre uso seguro da eletricidade

Foto: Energisa - Objetivo é cadastrar clientes no benefício da TSEE e conscientizar a população sobre uso seguro da eletricidade

BENEFÍCIO

Venceslau recebe unidade para cadastrar clientes na Tarifa Social

De 3 a 5 de setembro, caravana do projeto “Nossa Energia” estará na Escola Municipal Professora Santa Duarte D’Incao

  • 29/08/2019 10:58
  • DA REDAÇÃO

A caravana do projeto “Nossa Energia”, que faz parte do PEE (Programa de Eficiência Energética) da Energisa Sul-Sudeste, visita a cidade de Presidente Venceslau na próxima semana. De 3 a 5 de setembro, a unidade móvel do projeto ficará na Escola Municipal Professora Santa Duarte D’Incao, localizada na Rua Fernão Dias, 25, Vila Popular.

“O ‘Nossa Energia’ tem como principal objetivo cadastrar clientes no benefício da TSEE [Tarifa Social de Energia Elétrica] e conscientizar a população sobre o uso seguro e consciente da eletricidade”, destaca o especialista em Eficiência Energética da empresa, Thiago Peres de Oliveira.

Thiago também enfatiza outros pontos importantes do projeto. “Visitaremos algumas residências já mapeadas junto às secretarias de Assistência Social de cada cidade para levar a importância do benefício da TSEE para essas famílias. Aos clientes que forem cadastrados, faremos a troca de até quatro lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de led. Já no caminhão do projeto, teremos palestras e apresentações teatrais para a população do bairro e para os alunos da rede municipal de ensino”, expõe.

 

O benefício

A TSEE é um benefício concedido para quem está com seus dados em dia no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, indígenas e quilombolas. Também têm direito famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos; que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento necessite o uso continuado de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica; ou ainda que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada) da Assistência Social.

“Estes pré-requisitos são definidos pelo governo federal e os pedidos de cadastro passam por uma análise antes da confirmação do benefício. E mais, durante a visita da empresa parceira da Energisa Sul-Sudeste, o cliente precisa ter em mãos um documento pessoal com foto e uma conta de luz”, explica Thiago.

A Tarifa Social dá descontos entre 10% e 65% na conta de luz, dependendo da faixa de consumo. Para quem consome até 30 kWh/mês, o desconto é de 65%. Para a faixa de consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto é de 40%. De 101 a 220 kWh/mês, o desconto é de 10%. Já quem consome mais de 220 kWh não tem direito ao desconto.

 

A unidade móvel

O caminhão do projeto é climatizado e completamente adaptado para se transformar em uma espécie de laboratório, com aparelhos de alta tecnologia e que mostram como utilizar a energia elétrica de forma correta.

A lateral do baú do veículo se expande e se transforma em uma sala de aula, com projetor multimídia, incluindo projeções interativas, jogos sobre geração de energia e consumo consciente e a realização de experiências.