Venceslau e Prudente promovem Agita São Paulo

Para estimular a prática de atividades físicas e entreter a população, prefeituras oferecem diferentes programas

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 05/04/2018
Horário 21:54
Marcio Oliveira - Atividade foi lançada ontem em Prudente, em um evento realizado no Circo Mirage
Marcio Oliveira - Atividade foi lançada ontem em Prudente, em um evento realizado no Circo Mirage

Hoje é comemorado o dia Mundial da Atividade Física e, por este motivo, todo o Estado de São Paulo recebe atividades do Agita São Paulo, que tem o objetivo de colocar todo mundo para mexer por pelo menos 30 minutos durante o dia. Tanto a Prefeitura de Presidente Prudente quanto de Presidente Venceslau, representam a região neste dia movimentado. Em atividades que vão desde circo até zumba, os organizadores buscam uma programação diferente não apenas hoje, mas durante toda semana.

Em Prudente, a comemoração começou ontem, através de uma ação entre a Semepp (Secretária Municipal de Esporte) e o Circo Mirage, que passa pela cidade. A ação visou dar a possibilidade de crianças e adultos integrantes de instituições assistenciais a viverem a experiência de assistir a um espetáculo circense. Com gritos, aplausos, pipoca e risadas, estiveram envolvidas 16 entidades e cerca de 1,5 mil espectadores. O encontro promoveu alegria e diversão para os participantes, além de realizar um velho desejo de alguns: o de presenciar um espetáculo circense pela primeira vez.

Dentre as entidades beneficiadas estavam a Associação Carim, o Hospital Bezerra de Menezes, Residências Terapêuticas, Cadeca, Lar Santa Filomena, Lúmen Et Fides, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Lar São Rafael, Casa da Criança, SOS (Serviço de Obras Sociais), Projeto Aquarela, Vila da Dignidade, Associação de Proteção aos Cegos, Associação do Rosário, Afipp (Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal), Casofa (Casa da Sopa Francisco de Assis), Vila da Fraternidade e a Apop (Associação Paradesportiva do Oeste Paulista).

Para Antônio Moraes, aluno da Apae, o momento vivido na tarde de ontem entrou para a memória. “Foi diferente de tudo o que já vi. Sempre quis vir ao circo, mas não tinha oportunidade. Hoje vivi isso, foi tudo muito lindo”, afirma.

Agradecido a Deus e aplaudido de pé, o secretário de Esporte Claudinei Quirino da Silva, agradeceu a participação de todos e o empenho do circo em apresentar um show completo para aqueles que ali estavam. “Queria agradecer a presença de todos que vieram. Nós sabemos que muita gente tinha vontade de vir, então hoje nós conseguimos trazer todos aqui”.

Em Venceslau

Apoiando a ideia de incentivar a prática de exercício físico, a Prefeitura de Venceslau, com apoio da Sert (Secretaria de Esportes, Recreação e Turismo) e a Secretária de Saúde, promove diferentes atividades durante os dias de hoje e amanhã. De acordo com a interlocutora de esportes da cidade, Sandra Grion, a cidade integra o movimento Agita São Paulo desde 2007 e, desde então, passou a ser adepta da prática de exercícios diariamente. “Desde o início recebemos academia, educadores físicos e a nossa população respondeu bem e passou a praticar realmente o esporte”, comenta.

A resposta positiva não pode ser diferente quando se refere ao dia de hoje, e toda programação especial que a cidade oferece. “A população sempre adere bastante e participa. É um momento muito bom e não é apenas neste ano que incentivamos. Mas hoje e amanhã vamos mostrar algumas atividades simples que já auxiliam a saúde, como caminhada”, afirma. Segundo ela, além de ajudar a parte física, o mental também melhora após a sequência da prática esportiva.

As atividades em Venceslau começam a partir das 8h30, com a Caminhada Agita Venceslau. No final da tarde, a partir das 18h30, na Praça Nicolino Rondó, ocorre uma recreação com cama elástica, tobogã, guerra de cotonete, basquete e vôlei. E para descontrair aos que estiverem ali presentes, um aula de zumba será realizada as 19h. Além das atividades, tendas serão montadas onde a população poderá fazer  testes de diabetes e receber orientação de higiene bucal.

Publicidade

Veja também