VEM confirma primeiro caso de sarampo em Presidente Prudente

Vítima é um homem de 30 anos, morador da Vila Aurélio; medidas de prevenção serão tomadas nas imediações da residência do paciente

PRUDENTE - PEDRO SILVA E ROBERTO KAWASAKI

Data 23/08/2019
Horário 14:25
Arquivo - Secretaria Estadual de Saúde autorizou a imunização em crianças a partir de seis meses na cidade
Arquivo - Secretaria Estadual de Saúde autorizou a imunização em crianças a partir de seis meses na cidade

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) confirmou hoje o primeiro caso de sarampo em Presidente Prudente. O paciente é um homem de 30 anos, morador da Vila Aurélio. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a suspeita é de que o vírus seja importado de São Paulo, uma vez que a vítima afirma ter viajado constantemente a locais onde há maiores registros do caso. Apesar disso, nos próximos dias o ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Cambuci fará uma varredura em um raio de cinco quadras da residência do infectado para verificação das carteiras de vacinação e possíveis casos em moradores.

Mesmo que o vírus não seja originário de Presidente Prudente, a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, se diz “preocupada”, pois a doença já era tratada como erradicada e nunca havia sido registrada na cidade. “É uma patologia altamente contagiosa e o único remédio é a vacina. O que causa preocupação é a baixa adesão pela vacinação. O não comprometimento em se vacinar e levando as crianças para garantir a dose, é que faz com que doenças como essa ressurja”, afirma.

Diante da constatação do vírus, vale o reforço para que a comunidade tome as medidas de prevenção. “Orientamos que ao apresentar os primeiros sinais e sintomas, o morador procure assistência médica imediatamente e dê o endereço correto para tomarmos todas as medidas cabíveis”, salienta e supervisora. Devido ao caso em questão a Secretaria Estadual de Saúde autorizou a imunização em crianças a partir de seis meses na cidade.

Publicidade

Veja também