Arquivo - Prudente contabiliza 5 casos de sarampo

Foto: Arquivo - Prudente contabiliza 5 casos de sarampo

POSITIVOS

VEM confirma mais três casos de sarampo em Prudente

Outros nove aguardam resultado; com a atualização, o município possui cinco confirmações da doença

  • 04/09/2019 17:23
  • DA REDAÇÃO

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), confirmou hoje mais três casos positivos de sarampo. Com as novas catalogações, Presidente Prudente contabiliza agora cinco confirmações. Entre os três novos positivos, há o primeiro caso diagnosticado em uma criança.

Trata-se de uma catalogação importada, também de São Paulo, que acometeu uma menina de 1 ano e 11 meses, moradora do Residencial Anita Tiezzi. “Não tinha nenhuma dose da vacina e, nesta idade, o recomendado seria que ela tivesse as duas doses [uma vez que a dose deve ser tomada aos 12 e aos 15 meses de idade]”, informa a VEM.

Os outros dois casos são autóctones, ou seja, contraídos em Prudente, e foram confirmados em mulheres, de 24 e 26 anos, que residem na Vila Liberdade e no Jardim Itaipu. Além disso, a VEM informa que nove catalogações aguardam resultado no IAL (Instituto Adolpho Lutz) e outros três já apontaram negativo para doença. Ou seja, até o momento, entre suspeitos, positivos e negativos, Prudente contabiliza 17 catalogações.

Segundo informa a VEM, o bloqueio vacinal nas pessoas de convívio próximo às acometidas pela doença já foi realizado, “que é efetuado sempre quando há um caso suspeito”. O órgão comunica ainda que está agilizando o início da varredura, cujo trabalho consiste na verificação da carteira de vacinação e na busca ativa por novos casos. Este é promovido em um raio de cinco quadras da residência do munícipe que contraiu o sarampo.

Vale lembrar que hoje e amanhã será realizada uma capacitação aos profissionais de medicina e enfermagem das unidades de saúde de Prudente sobre os sinais e sintomas de sarampo, bem como algumas tratativas técnicas sobre algumas mudanças repassadas pelo Ministério de Saúde. Será às 19h, no Auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo.

Casos em Prudente

Além dos três divulgados hoje, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) já anunciou outros dois importados, ambos vindos de São Paulo, nos dias 23 e 30 de agosto. O primeiro acometeu um morador da Vila Aurélio de 30 anos, e o segundo uma gestante de 28 anos que reside no Brasil Novo.