VEM confirma 1º caso de sarampo em Prudente

Trata-se de um homem de 30 anos, morador da Vila Aurélio; segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o vírus foi importado da capital paulista

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 24/08/2019
Horário 05:02
Paulo Miguel - Lucimara pontua que a maior procura pelas vacinas é de adultos com a carteirinha desatualizada
Paulo Miguel - Lucimara pontua que a maior procura pelas vacinas é de adultos com a carteirinha desatualizada

Na manhã de ontem, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) confirmou o primeiro caso de sarampo em Presidente Prudente. Trata-se de um homem de 30 anos, morador da Vila Aurélio. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o vírus foi importado da capital paulista, pois o paciente viaja constantemente aos locais onde há maior número de casos.

Elaine Bertacco, supervisora do VEM, informa que a ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Cambuci fará uma varredura em um raio de cinco quadras da residência do infectado, para verificação das carteiras de vacinação e possíveis casos positivos da doença. A VEM ainda informa que as medidas de imunização e prevenção para os familiares e pessoas próximas ao paciente já foram devidamente efetuadas.

Mesmo que o vírus não seja originário de Prudente, a supervisora se diz preocupada, pois a doença já era tratada como erradicada e nunca havia sido registrada na cidade. “É uma patologia altamente contagiosa e o único remédio é a vacina. O que causa preocupação é a baixa adesão pela imunização. O não comprometimento em se vacinar e em não levar as crianças para garantir a dose é o que faz com que doenças como essa ressurjam”, pontua Elaine. “Orientamos que ao apresentar os primeiros sinais e sintomas, o morador procure assistência médica imediatamente e dê o endereço correto para tomarmos todas as medidas cabíveis”.

Devido ao caso em questão, a Secretaria Estadual de Saúde autorizou a imunização em crianças a partir de seis meses na cidade. Elaine ressalta que mesmo que os bebês tomem esta dose, elas ainda necessitam de outras doses, aos 12 e 15 meses. Adultos de até 29 anos devem apresentar duas doses, e entre 30 e 59 anos, apenas uma.

Procura aumenta

A reportagem visitou duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em Presidente Prudente, e confirmou que mesmo antes da confirmação do primeiro caso, a procura para a vacinação aumentou exponencialmente nos últimos 15 dias.

“Por mês nós fazíamos umas 20 vacinas, era maior procura de crianças e profissionais da saúde, mas agora, de 15 dias para cá, nós já fizemos 234 procedimentos. Na primeira semana do mês nós fizemos 132 doses”, comenta a auxiliar de enfermagem Lucimara Gonçalvez Dias, da UBS Dr. Darci Carneiro, do bairro Jardim Belo Horizonte. “A maioria dos atrasados são adultos, não crianças”, pontua.

Na ocasião, a diarista Cirlene Rodrigues Fovyer, 45 anos, levou várias carteiras de vacinação para ter certeza que todos de sua família estavam protegidos, e somente um de seus filhos, de 22 anos, necessitava tomar a segunda dose da vacina. “Precisamos nos prevenir”, pontua.

Na UBS Palácio da Saúde José Teixeira Libório, no centro da cidade, a procura foi maior. Segundo a enfermeira da unidade, Maria Celeste Peruqui, o aumento chegou a 100%. Desde a divulgação do primeiro caso, foram 565 doses, tendo maior procura de adultos. Bruna Fernandes Pinatto de Menezes, 31 anos, levou sua filha Mariá de seis meses para a imunização, e comenta que tinha telefonado para a UBS antes de comparecer ao local e recebeu a informação de que a dose ainda não estava sendo aplicada em crianças menores de 12 meses. “A gente vê na TV que eles vão vacinar bebês de seis meses, ate 11 meses e 29 dias, mas não foi o que me passaram por telefone, disseram que eu não vou vacinar minha bebê contra o sarampo nesta idade”, comenta a mãe, que está de viagem marcada e gostaria de garantir que a filha estivesse protegida, mesmo não viajando para áreas de risco da doença. “A partir de setembro, agora ela começa a ir para a escolinha, e meu medo é esse, quando ela for para a escola, pois agora ela fica mais em casa”.

A contadora Nayara Rodrigues, 34 anos, afirma que foi procurar a dose contra a doença, pois está com medo do surto presente no país. Ela comenta que normalmente deixa suas vacinas todas em dia, assim como sua família. “É preciso se prevenir”, conta.

Publicidade

Veja também