Valtinho da Caiuá é sepultado em Prudente

SAUDADE Valter Sabino enfrentava um Alzheimer e estava internado há 74 dias devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral); amigos e familiares se despediram ontem do ex-jogador

Esportes - ANNE ABE

Data 20/12/2017
Horário 12:01

Uma figura marcante do futebol amador da região de Presidente Prudente faleceu durante a noite de segunda-feira e se despediu dos companheiros de time e do gramado. Aos 75 anos, Valter Sabino, ou Valtinho da Caiuá, como era conhecido, enfrentava o Alzheimer e estava internado há 74 dias devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Durante a manhã ontem, Valtinho foi velado na Casa de Velório Athia e o sepultado ocorreu às 13h45, no Cemitério São João Batista.

Conhecido pelo seu amor ao futebol, sendo um torcedor assíduo do São Paulo, amigos e parentes lembram com carinho da dedicação de Valter ao esporte. Maristela FC, Corinthinha da Aviação e o Sanbra FC, foram alguns dos times que contaram com a participação do jogador. Seja na posição de atacante, ou meio de campo, Valtinho preocupava o time adversário com sua habilidade em fazer gols.

Nos campos de futebol, Carlos Tamanini, o Chico Pasqual, 66 anos, sempre estava acompanhando Valter nas partidas. Amigos desde os 15 anos, também se tornou uma companhia para além dos gramados. Ele relata que o gosto pelo esporte era tão marcante que, mesmo após ter parado de jogar, não ficou afastado do futebol e atuou como massagista, auxiliar técnico e técnico. “Tínhamos um grupo de amizade sincera e ele era o mais fanático de todos. Era uma excelente pessoa”, declara.

A atuação mais marcante de Valter se deu no time da Caiuá, atual Energisa Sul-Sudeste, onde trabalhou realizando reformas nos transformadores, durante 32 anos. O tempo de dedicação à empresa originou seu apelido de Valtinho da Caiuá. O irmão mais novo, Sebastião Olímpio Sabino, 68 anos, pontua que sua juventude foi voltada ao trabalho, assim, o tinha como uma referência de dedicação e força. “Ele era muito companheiro. Eu tinha que viajar para fazer uns trabalhos na região e ele sempre me acompanhava. Era um paizão, honesto e muito parceiro”, conta.

Com tantas experiências, Valtinho se dedicou a manter as lembranças vivas por meio do jornal O Imparcial, em que colaborou, por cinco anos, com a seção “Memória do Esporte”. O espaço é publicado uma vez ao mês, com o intuído de reunir momentos marcantes do esporte em Presidente Prudente região. Considerado como uma enciclopédia viva do esporte prudentino, Valtinho buscava imagens antigas e reuniu grande acervo. “Ele saia atrás de fotos antigas, que só ele localizava. Era um descobridor de fotos antigas, mas antes, era um colecionador de tudo, principalmente, de futebol”, conclui o irmão.

Publicidade

Veja também