Vagão depredado concedido à Cultura começa a ser restaurado

Ele foi o último transporte de passageiros que circulou nas linhas férreas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, em Presidente Prudente

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 09/04/2018
Horário 19:09

Os trens! Ah os trens! Eles foram de suma importância por décadas e décadas na história de desenvolvimento do país! A todo vapor, atravessavam terras levando e trazendo riquezas, transportando cargas de madeira, alimentos, e passageiros pelas ferrovias brasileiras. Hoje, o que se vê em várias cidades, são trilhos cobertos pelo mato e vagões abandonados sendo tomados pela ferrugem. Mas, em busca de colocar em prática a preservação histórica, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) está reformando/revitalizando o último vagão de passageiros que circulou nas linhas férreas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, no município.

De acordo com o secretário da pasta, José Fábio Sousa Nougueira, o mesmo fará parte do complexo do IBC Centro de Eventos, onde já se encontra desde 2016.

Ele explica que antes de iniciarem esse processo histórico, algumas fases foram definidas. Primeiramente, a equipe da pasta esteve em negociação com o DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) por três anos até conseguir a posse/doação do vagão.

 

“A conclusão de revitalização desse vagão significa mais uma conquista cultural e, principalmente, para a preservação da história da cidade que tanto amamos”

José Fábio Sousa Nougueira,

secretário municipal de Cultura

Depois, conseguiram o transporte, que era bem caro. Na sequência, entraram na terceira fase que foi de recuperação sem comprometer o design original do vagão. E, agora, estão trabalhando na parte interna que será toda em madeiramento com previsão de ficar pronta até sexta-feira. Em seguida, Fábio menciona que dão início à finalização de restauro com todo trabalho de mobilidade, elevador de acesso, rampa, escada, mobília, iluminação, entre outros detalhes.

Quanto ao destino do vagão, Fábio diz que o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) ainda não bateu o martelo, mas, a princípio, deverá servir para quem loca o IBC, como, por exemplo, para ser utilizado como um setor administrativo do evento.

“A conclusão de revitalização desse vagão significa mais uma grande conquista cultural e principalmente para a preservação da história da cidade que tanto amamos. Uma conquista que vem somar com as outras como do antigo Matadouro que hoje é o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, a Estação Ferroviária que hoje abriga o Procon, o Matarazzo, que se transformou no Cento Cultural, o IBC, em um Centro de Eventos. Ficamos felizes com tudo isso!”, expõe o secretário.

 

Retomando

O vagão de passageiros ganhou um novo direcionamento quando foi concedido ao município pelo Dnit, em janeiro de 2016. Em maio foi transferido ao Centro de Eventos IBC, antigo Instituto Brasileiro do Café, com o auxílio de um guindaste e de uma carreta. O vagão, que ficou abandonado por longos e incontáveis anos, terá em breve uma nova história, certamente mais feliz, diferente das que foi palco sob os velhos e enferrujados trilhos da linha férrea, onde era refúgio, abrigo de moradores de rua, usuários de drogas, ponto de prostituição...

Na ocasião, o secretário disse à reportagem que “o que já foi sinônimo de luxo e riqueza foi desprezado e depredado. Mas, agora, irá novamente gerar e transportar riquezas, no sentido de trazer conhecimento e cultura à região”.

 

Publicidade

Veja também