Uso racional da água deve ser atitude diária de todo cidadão

EDITORIAL -

Data 21/03/2018
Horário 11:46

Embora seja abundante no planeta e na composição dos seres vivos, aprendemos desde cedo que apenas uma pequena porcentagem de água é aproveitável. Grande parte encontra-se nos oceanos ou está congelada. Para piorar, mesmo sendo um bem precioso, indispensável para a vida na Terra - usada para hidratar nosso organismo, irrigar a agricultura, gerar energia nas usinas hidrelétricas, preparar alimentos, fabricar remédios, limpar o corpo, roupas e lugares onde vivemos -, é cada vez menor a sua quantidade no mundo. A falta de cuidado e de consciência do próprio homem contribui para isso.

Para debater o tema, assim como acontece anualmente em todo o mundo, a Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) vem promovendo, desde segunda-feira, em diversos lugares de Presidente Prudente, atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Palestras, oficinas e plantio de mudas integram a programação, que segue até sexta-feira na cidade. Os objetivos são debater, educar e incentivar a diminuição do consumo, conscientizando as crianças sobre a importância da preservação, de modo que repassem em casa o que aprenderam e passem a aplicar isso também em seu dia a dia.

O uso racional da água e o combate ao seu desperdício são hoje uma preocupação no mundo todo. Embora algumas medidas, como construção de represas e lagos para beneficiar as áreas secas, estejam sendo tomadas, existe ainda outro problema: a poluição. Seja ela por meio de esgotos, lixos, pesticidas ou produtos químicos, a culpa é de um só, o próprio homem que, ao invés de preservar o que se tem, acaba destruindo o pouco que resta.

Mais do que esperar pelo poder público, a colaboração da sociedade é fundamental. Cuidar da água e usá-la de forma correta, preservando-a, é uma atitude consciente, que deveria fazer parte do cotidiano de cada um. Simples ações, para evitar o desperdício, podem fazer grande diferença, como manter a torneira fechada enquanto escova os dentes ou lava a louça, tomar banhos rápidos, checar vazamentos, regular a descarga do banheiro e não usá-la sem necessidade, utilizar a máquina de lavar somente quando acumular uma grande quantidade de roupa, aproveitar a água da chuva para molhar plantas e jardins, não jogar lixos ou produtos químicos nos rios e substituir mangueira por baldes e vassouras para lavar calçadas e quintais. Tudo isso pode fazer uma grande diferença, quando o que se almeja é preservar.

Não espere o 22 de março chegar para lembrar o quão precioso é este bem. Não espere a última gota cair. Economize hoje, para não faltar amanhã.

Publicidade

Veja também