Unidos: Meninos do Thunders e Amigas do Peito

De 30 a 40 pessoas da associação de futebol americano e do grupo de conscientização contra o câncer de mama realizaram ação no Parque do Povo, na tarde de ontem

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 12/10/2019
Horário 05:52
Jean Ramalho - Jogadores do Thunders participaram ativamente da campanha
Jean Ramalho - Jogadores do Thunders participaram ativamente da campanha

A Associação Esportiva Prudente Thunders realizou na tarde de ontem, uma ação alusiva ao Outubro Rosa, juntamente com o Grupo Amigas do Peito, que abraça essa causa há dez anos. Membros da entidade de futebol americano, a maioria homens, se reuniram no Parque do Povo, em Presidente Prudente, onde abordaram transeuntes e motoristas no local, entregando-lhes panfletos de orientação sobre o câncer de mama e sacolinhas de lixo para veículos.

Ao todo, 30 a 40 pessoas que compõem a diretoria da associação e jogadores de todas as equipes da mesma, como futebol americano, futebol americano sub-19, flag football, futsal e vôlei e integrantes do Grupo Amigas do Peito, participaram da iniciativa.

“Nosso objetivo é lembrar que o público masculino, apesar da incidência ser bem menor, praticamente rara, também pode ser afetado por essa doença. Escolhemos o Parque do Povo por ser um espaço público bem movimentado e de fácil acesso a um número maior de pessoas”, expõe o presidente da equipe de futebol americano, André Eloy Alves da Silva, 40 anos.

Segundo Roseli Serpeloni Cyrino, vice-presidente do grupo que trabalha para melhorar a qualidade de vida de mulheres diagnosticadas com câncer de mama em Prudente e região, essa campanha é feita por elas há dez anos, mas com a responsabilidade de estarem totalmente à frente, tendo como “filho totalmente delas”, há quatro.

“ESSA AÇÃO COM OS RAPAZES ENVOLVIDOS É IMPORTANTÍSSIMA PARA LEMBRAR OS QUE AINDA NÃO SE DERAM CONTA DE QUE HOMEM TAMBÉM PODE FICAR DOENTE”

Wilson Felix de Oliveira

“A maioria dos homens reluta em aceitar que podem sim ter um câncer. Que apenas as mulheres estão suscetíveis a tal. E não é assim. Temos casos gravíssimos de homens com câncer de mama muito mais sério que de mulheres. Fazemos um trabalho de formiguinha, desde com as escolas para conscientizar as crianças que vão falar com seus pais até nas ruas como estamos fazendo hoje”, menciona Roseli.

Um bom exemplo de que é preciso se cuidar foi dado por um dos motoristas que passou pelo local no momento da ação. “Faço PSA  [Prostate-Specific Antigens ou antígenos específicos da próstata] todos os anos. Essa ação com os rapazes envolvidos é importantíssima para lembrar os que ainda não se deram conta de que homem também pode ficar doente”, destacou o aposentado, Wilson Felix de Oliveira, 65 anos.

CAMPANHAS PODEM

SE TORNAR MENSAIS

Segundo a coordenadora de eventos e comunicação do Thunders, Rita de Cássia Souza Alves, 45 anos, a associação que foi oficializada no mês passado já participou de outras ações com as Amigas do Peito. “Vamos começar a atuar com crianças, no sentido da formação de times de base e desenvolver trabalhos sociais, nesta linha do Outubro Rosa, por exemplo, que chama a atenção para esta doença tão terrível que é o câncer de mama. E já estamos nos preparando para mobilizar o maior número de apoiadores para fazermos uma grande campanha do Novembro Azul. Na verdade, a associação pretende realizar uma ação de conscientização em todos os meses porque o câncer não bate à porta de ninguém em um dia, mês ou ano específico”, salienta a coordenadora.

 

Fotos: Jean Ramalho

Roseli fala do trabalho de formiguinha, desde as escolas até as ruas

 

Wilson salienta importância da ação desenvolvida ontem

Publicidade

Veja também