Unidades de PP concentram 750 mil atendimentos mensais

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 14/09/2019
Horário 08:55
AI HRPP: Hospital Regional detém o maior número de atendimentos diários na região: 6 mil
AI HRPP: Hospital Regional detém o maior número de atendimentos diários na região: 6 mil

Quando se fala em referência hospitalar, no sentido de proporcionar uma maior quantidade de atendimentos ao público, em Presidente Prudente, os primeiros nomes que vêm à cabeça - tanto para quem mora aqui quanto na região - são: o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo e a Santa Casa de Misericórdia, sem mencionar o Hospital Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira, quando o assunto é a especialidade voltada à obstetrícia e pediatria. Certo é que, juntas, tais estruturas fornecem uma média de 756 mil atendimentos mensais, que são distribuídos em diversos serviços. O número faz com que a concentração seja a maior do Estado, ao se tratar do oeste paulista.

No carro-chefe deles, vem o HR, que realiza diariamente exames laboratoriais, consultas, procedimentos cirúrgicos e exames de imagens. E disposto à demanda de 6 mil atendimentos por dia (média de 120 mil ao mês), a unidade lista que conta, atualmente, com cerca de 2,4 mil colaboradores, distribuídos em 67 departamentos e espalhados pelos quatro blocos verticais, de quatro a seis pavimentos cada.

“A megaestrutura do HR comporta 550 leitos, todos do Sistema Único de Saúde [SUS], incluindo 56 leitos de Unidade de Terapia Intensiva [UTI], sendo 20 adultos, dez coronarianas, seis pediátricas e 20 neonatais”, completa. Ademais, os atendimentos também contam com o suporte de acadêmicos de Medicina, em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

A estrutura é inclusa e disponível em meios aos serviços que são ofertados à população. E para exemplificar, o hospital cita o atendimento no AME (Ambulatório Médico de Especialidades): que inclui consultórios, salas de exames, centro cirúrgico e serviço de endoscopia. “O local é referência para 46 especialidades médicas e o corpo clínico é formado por mais de 150 médicos, além de profissionais residentes”, informa. Ainda, a equipe de trabalho é composta por 80 profissionais, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, técnicos de gesso e recepcionistas. Os serviços são distribuídos em 42 salas, onde são realizadas cerca de 10 mil consultas por mês.

Santa Casa

Já na Santa Casa de Prudente, é onde estão concentrados mais de 30 mil atendimentos por mês, entre ambulatoriais e internações.  O hospital, que foi fundado em 1929, também chega aos 90 anos neste mês como referência no atendimento de saúde para 45 municípios. “Além disso, atende pacientes de cidades dos Estados de  Mato Grosso do Sul e Paraná”, pontua a própria unidade. São mais de 950 funcionários e no corpo clínico são cerca de 400 médicos.

No que diz respeito às especialidades e procedimentos de média e alta complexidade, o hospital lista como referência: cardiologia, ortopedia, nefrologia, neurocirurgia, gastroplastia e oncologia.  “São 204 leitos, e a instituição conta  ainda com 13 salas cirúrgicas, 21 leitos de  UTI adulto e 4 [quatro] de UTI Neonatal”, pontua.  E do total de atendimentos, 60% são realizados pelo SUS e o restante de 40% por convênios e particular. A instituição também é credenciada para realização de  transplantes de córneas e rins.

Saiba mais

E como dito, o Hospital Estadual torna-se, por sua vez, uma unidade materno infantil referência em obstetrícia para a região. De acordo com a Secretaria de Saúde o Estado, o local conta com 340 funcionários e oferta mais de 20 especialidades na área de obstetrícia e neonatologia, incluindo, ainda, pediatria, ginecologia, cardiologia e neurologista, bem como os 69 leitos disponíveis. Com a equipe, são realizados mais de 1,6 mil consultas e 200 partos mensalmente.

 

960

É a quantidade de leitos disponíveis nas três unidades

2.400

É o número de colaboradores do HR, o maior no município

60%

Percentual de atendidos pelo SUS na Santa Casa

R$ 29.000.000

Investimento no Hospital Estadual, somente em 2019

 

 

Publicidade

Veja também