Unidades de ensino superior recepcionam estudantes

Na semana em que se inicia um novo semestre de estudos, as instituições prudentinas promovem atividades de integração dos alunos e inauguração de novos espaços e laboratórios

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 04/08/2019
Horário 06:20
José Reis: Calouros e veteranos movimentam o calçadão da Unoeste no 1º dia de aula pós-recesso
José Reis: Calouros e veteranos movimentam o calçadão da Unoeste no 1º dia de aula pós-recesso

O recesso escolar é um momento em que muitos estudantes descansam de um período de muito conhecimento. Alguns já estão ativos novamente às aulas, outros voltam durante o decorrer desta semana e, é neste misto de boas-vindas aos calouros e bem-vindo novamente para os veteranos, que mais um semestre se inicia para os estudantes em Prudente.

Na FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), as atividades do 2º semestre terão início no dia 5 de agosto, nesta segunda. Para tanto, informa que não haverá calouros, devido o vestibular para o campus de Presidente Prudente ocorrer somente no início de cada ano. Na unidade, atualmente existem 2.695 alunos nos 12 cursos de graduação e 753 estudantes no stricto sensu e lato sensu.

Na Fatec (Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente), segundo a Assessoria de Imprensa, atualmente 1.300 alunos matriculados estão distribuídos em cinco cursos de graduação tecnológica e, que a cada semestre são oferecidas 240 vagas, distribuídas entre os períodos da manhã e noite. Durante todo o mês de agosto, os alunos ingressantes da Fatec Prudente contarão com uma programação especial, incluindo a recepção pela diretora Renilda Terezinha Monteiro e toda equipe de colaboradores da instituição, nesta segunda-feira. Já no dia 13 de agosto, os estudantes terão uma Aula Magna, que tem como objetivo dar boas vindas e apresentar a instituição aos ingressantes dos cursos superiores de tecnologia.

Unoeste

As aulas na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) retornaram no dia 1º de agosto para graduação presencial e à distância. Dentro desta recepção, a instituição incentivou o “Trote do Bem”, por meio de ações como doação de sangue, alimentos, medicamentos, entre diversas outras práticas que estimulam a responsabilidade social. Entre as novidades da Unoeste para o segundo semestre, estão um laboratório 100% tecnológico, o Ambulatório Médico de Especialidades, ao lado do HR (Hospital Regional de Presidente Prudente "Dr. Domingos Leonardo Cerávolo") e um novo laboratório para as Engenharias e Arquitetura.

“O período de estudos torna-se uma experiência única na vida das pessoas, pois possibilita que amizades sejam feitas, o diálogo com professores titulados e com amplo currículo, além do contato com o que há de mais moderno em metodologias de ensino, já que as gerações atuais demandam uma nova postura das instituições superiores. E estar preparado para as oportunidades do mercado de trabalho depende de competências técnicas e pessoais, trabalhadas no ambiente universitário, potencializando as habilidades”, declara o pró-reitor acadêmico José Eduardo Creste.

Fapepe

As aulas na Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente)/Universidade Brasil, segundo a assessoria, deverão iniciar no dia 12 de agosto e, para tanto, os cursos estão programando as atividades acadêmicas, esportivas e culturais para integração até o dia 16 do mesmo mês. Na instituição, retornam cerca de 1.500 alunos da graduação presencial, além do início das atividades de EaD (Educação a Distância) na unidade. A faculdade considera que a volta do recesso se trata de um momento importante para alunos, professores e demais colaboradores. Segundo a diretora geral da unidade, Lilian Moreira Gualda, não é simplesmente um período de volta às aulas, é um novo começo. “É um momento de renovação de sonhos para os veteranos, de conquistas para aqueles que já estão na reta final e, de muita ansiedade para quem vai iniciar”, pontua. 

Toledo

Hoje, estão matriculados na Toledo Prudente Centro Universitário cerca de 3 mil alunos, entre os 10 cursos de graduação e os cursos de pós-graduação. O retorno das aulas para o segundo semestre letivo, está marcado para segunda-feira (5). Além do número atual de discentes, são esperados mais 75 ingressantes para o curso de Direito, com turma no meio do ano, e cerca de 150 alunos que matriculam-se nos demais cursos para disciplinas optativas, transferências e processos seletivos, como por exemplo, os que usam a Nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de avaliação.

Como parte das atividades de retorno às aulas, será agendada a inauguração do Espaço TIE, onde serão desenvolvidas as trilhas TIE (Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo), um caminho alternativo e flexível, associado aos conteúdos acadêmicos que visa promover o desenvolvimento de competências tecnológicas, inovadoras e empreendedoras nos alunos e egressos. De acordo com a reitora da Toledo Prudente, Zelly Pennacchi Machado, além das rotinas acadêmicas dos cursos de graduação e pós-graduação, o segundo semestre terá muitas atividades extraclasse para os alunos e docentes. “Estamos todos com grande expectativa para o retorno às aulas. A Toledo Prudente está inaugurando novos espaços de aprendizagem e novas tecnologias. Será um semestre intenso e desafiador para toda a comunidade acadêmica do Centro Universitário”, afirmou Zelly.

Número de matrículas ativas nas instituições

 

18.000

Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)

 

3.448

FCT/Unesp (Universidade Estadual Paulista)

 

3.000

Toledo Prudente Centro Universitário

 

1.540

Fatec (Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente)

 

1.500 

Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente)

 

(((BOX)))

 

Instituições empregam 2,8 mil colaboradores

 

Instituição

Quant. alunos

matriculados

Quantidade Professores

Quantidade Colaboradores

UNOESTE

18.000

694

1306

FAPEPE

1.500

67

41

TOLEDO

3.000

103

205

FCT/UNESP

3.448

194

164

FATEC

1.540

60

26

Fonte: Com Assessorias de Imprensa

 

Publicidade

Veja também