Unesp de Prudente: Venha nos conhecer!

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp é umas das três universidades públicas e gratuitas do Estado de São Paulo, juntamente com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a USP (Universidade de São Paulo). Ser pública, gratuita e de qualidade significa a possibilidade de formação e de ascensão social para muitos jovens que, de outra forma, não teriam acesso ao ensino superior, combinando capacitação profissional com conhecimento científico e preparação para a vida. A Unesp tem desempenhado muito bem esse papel. Criada em 1976, está distribuída em 24 cidades, possuindo 34 faculdades e institutos que acolhem 57.073 alunos nos cursos de graduação e pós-graduação.

Nos dias 12 e 13 de setembro, a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente) estará divulgando seus cursos, para alunos e professores de escolas de ensino médio, por meio do projeto Venha nos onhecer.

A FCT-Unesp

A FCT-Unesp oferece 12 cursos de graduação, que atendem 2.625 alunos: Arquitetura e Urbanismo (5 anos, integral, 40 vagas), Ciência da Computação  (4,5 anos, 35 vagas), Educação Física (4 anos, matutino e noturno, 90 vagas), Engenharia Ambiental (5 anos, integral, 35 vagas), Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (5 anos, integral 40 vagas), Estatística (4 anos, diurno, 30 vagas), Física (4 anos, noturno, 30 vagas), Fisioterapia (4 anos, integral, 45 vagas), Geografia (4 anos, matutino  e noturno, 85 vagas), Matemática (4 anos, matutino e noturno, 90 vagas), Pedagogia (4/5 anos, matutino e noturno, 80 vagas), Química (5 anos, noturno, 40 vagas).

As turmas com, no máximo, 45 alunos permitem um ensino qualificado e de excelência com aulas em laboratórios, trabalhos de campo com aulas práticas, visitas técnicas, estágios, trabalhos de pesquisa para iniciação científica e trabalhos de extensão destinados à comunidade local e regional.

Em 2017, foram publicados pelos professores e alunos da FCT-Unesp: 395 artigos no Brasil, 271 artigos no exterior, 21 livros e 98 capítulos de livros. Esses números demonstram a capacidade de produção científica de qualidade das universidades públicas que, com compromisso, dedicação e excelência, respondem por cerca de 90% da produção científica do Brasil.

Permanência estudantil

A FCT-Unesp tem uma política de permanência estudantil destinada a alunos de baixa renda, de modo a permitir que consigam entrar na universidade pública e possam permanecer durante toda a duração de seus cursos. São oferecidas 128 vagas nos prédios de moradia estudantil e 109 bolsas de auxílio aluguel. Além disso, há bolsas de assistência estudantil, para alunos oriundos de famílias de baixa renda ou que estão passando por uma situação econômica inesperada e emergencial.

O campus conta também, com o RU (Restaurante Universitário), que oferece 350 refeições por dia, a um custo subsidiado de R$ 3,50.  

Além das políticas de permanência e de cotas no vestibular, todos os dias alunos de diversas cidades da região são trazidos, por ônibus das prefeituras, para assistirem aulas, principalmente nos cursos do período noturno.

Ao longo desses 60 anos, foram formados, com qualidade e competência, milhares de alunos, que vêm atuando em diferentes áreas, multiplicando e disseminado seus conhecimentos como professores e como diferentes profissionais, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.

Venha nos conhecer! Para agendar uma visita, ligue para (18) 3229-5300.

 

Publicidade

Veja também