UMA CARTA COM CARINHO

Ação ocorreu na manhã de ontem, na Praça Nove de Julho, e proporcionou uma oportunidade aos moradores que por lá passavam e podiam escrever textos de agradecimento ao próximo

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 22/12/2019
Horário 06:33
Isadora Crivelli - Pequena Yasmin escreveu uma carta para a irmã, agradecendo pelos momentos que passam juntas
Isadora Crivelli - Pequena Yasmin escreveu uma carta para a irmã, agradecendo pelos momentos que passam juntas

Uma ação inusitada ganhou espaço na Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente, na manhã de ontem. Isso porque, as pessoas que por ali passavam tiveram a oportunidade de redigir cartas para as pessoas que amam, em um presente que, além de resgatar uma tradição valiosa, é capaz de promover o afeto entre os envolvidos. “Eu já tinha essa ideia há algum tempo, mas não sabia como colocar em prática. A época de Natal é propícia para um momento como esse”, aponta o jornalista e idealizador da ação, Estevão Salomão, de 26 anos. Além dele, participaram os amigos Carla Yamashita, estudante de 30 anos, e Gabriel Abbade, 23 anos, que é psicólogo.

A ação, no fundo, objetivou ser uma ponte entre o emissor e o destinatário das cartas, sobretudo para aqueles que precisam de ajuda para organizar seus pensamentos na hora de escrever. Por isso, os jovens montaram uma espécie de escritório na praça, com notebook e impressora, quando ouviam os relatos das pessoas e organizavam as ideias no papel. “Queremos escrever ao menos 30 cartas no período da manhã e início da tarde. A carta é impressa na hora e colocamos em um envelope personalizado para que as pessoas levem aos seus destinatários”.

Estevão comenta ainda que a época natalina foi escolhida justamente pelo fato de que as relações, nesta ocasião, são exploradas de maneira mais afetiva, e afirma que o presente surpreenderá aqueles que o receberem, por fugir do mundo tecnológico e mostrar que, em certo momento do dia, a pessoa parou para dedicar seu tempo ao próximo.

CARTAS DE AMOR,

CARINHO E GRATIDÃO

Elivaldo Pereira, autônomo de 35 anos, foi um dos que participaram da ação. Ele aponta que passava pelo calçadão quando viu o grupo de amigos e se sentiu curioso para conhecer a iniciativa. “Escrevi uma carta para minha esposa e achei muito interessante por resgatar algo que fazíamos antigamente e que perdemos o costume ao longo do tempo”. A intenção dele era a de dar a carta ainda ontem para a esposa, sendo que o conteúdo se tratava “de pura gratidão” pelo que eles já viveram.

A pequena Yasmin Duarte, sete anos, por sua vez, esteve com o pai, Samuel de Almeida, 35 anos. Ela contou à reportagem que escreveu para a irmã e que decidiu colocar palavras de gratidão por tudo o que elas fazem juntas. “Escrevi poucas cartas até hoje e acho bem interessante colocar nossos sentimentos no papel”. O pai, feliz com a iniciativa, comentou que ações como essa fazem a diferença e que é este o espírito natalino que ele quer passar para a família.

Publicidade

Veja também