Um livro sobre o jornalismo do interior

Obra que homenageia o repórter Altino Correia e traça um histórico de sua trajetória profissional, será lançada nesta sexta, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente

VARIEDADES - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 06/12/2019
Horário 06:28
Paulo Miguel: Altino está feliz e diz ser um livro sobre jornalismo regional
Paulo Miguel: Altino está feliz e diz ser um livro sobre jornalismo regional

“Eu sou apenas um personagem dessa história. O livro é, na verdade, sobre o jornalismo no interior de São Paulo”, afirma o jornalista Altino Correia, cuja trajetória profissional está retratada no livro “Altino: memórias de um repórter”, resultado de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de quatro jornalistas, na época, alunas da Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente) “Jornalista Roberto Marinho”, Anne Abe, Camilla Saldanha, Nellise Pinheiro e Stephanee Melo.

O livro, em sua primeira edição por meio da editora Appris, sediada em Curitiba (PR), será lançado em Presidente Prudente nesta sexta-feira, às 19h30, no espaço Armazém, do Centro Cultural Matarazzo. Uma das autoras e o homenageado conversaram com a reportagem sobre a importância do livro para o jornalismo regional.

“É um livro voltado para o público da comunicação e para aqueles que conheceram e trabalharam com o Altino”, aponta Camilla Saldanha. A obra é um retrato da trajetória profissional de um dos mais importantes repórteres do interior, desde sua forma de trabalhar, como era o jornalismo no passado, a apuração, produção de notícias o uso do telégrafo, em suma, o desenvolvimento do jornalismo regional.

Altino Correia afirma sentir-se feliz com o resultado do trabalho das meninas, representado pelas mais de 30 horas de entrevistas gravadas e cerca de 400 arquivos selecionados, como recortes de jornais, fotografias, áudios de rádio, matérias televisivas, scripts, telex, cartas telegramas, carteiras de trabalho, e claro, o celebrado produto final, o livro.

A obra é dividida em 11 capítulos, possui 211 páginas, é ricamente ilustrado com reportagens publicadas por Altino, além de fotografias de arquivo pessoal. A obra levou cerca de dois anos para ser concluída, passando por um trabalho intenso de pesquisa e produção, e contou com a colaboração de 27 entrevistados, entre eles profissionais da imprensa, familiares e amigos de Altino Correia, além do próprio jornalista.

 

REPÓRTER CHEIO

DE MEMÓRIAS

Retratar a história profissional de Altino Correia foi um prazer para as autoras, não à toa. O profissional, com 66 anos de carreira, desde 1953, é uma enciclopédia do jornalismo regional. Iniciou no rádio, depois foi ao jornalismo impresso, tendo atuado neste diário, mas foi nacionalmente e internacionalmente reconhecido como correspondente para o Última Hora, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e O Globo. Altino passou, ainda, por TVs, trabalhou na Rede Globo, sucursal de Bauru (a primeira emissora do interior) e na TV Bandeirantes.

Sempre interessado nas novas tecnologias, atualmente, entre outras coisas, Altino está presente no Twiter, onde já publicou mais de 74 mil textos, e em seu blog “Memórias de um repórter do interior”. Histórias de seu trabalho jornalístico em casos como “O esquadrão da morte”, e “O crime da mala” fazem parte e tornam irresistível a obra.

 

(((SERVIÇO)))

O livro estará à venda no lançamento com exemplares limitados. Depois, poderá ser adquirido pelo site: https://www.editoraappris.com.br/produto/3376-altino-memrias-de-um-reprter


 

 

Publicidade

Veja também