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Tábua de Frios

Um jeito informal e gostoso de reunir os amigos em casa

  • 12/06/2019 08:50
  • Delícias & Delícias

Uma tábua de frios é uma excelente opção para receber amigos em casa, pois ela pode até substituir uma refeição.

Em geral, os frios já chegam fatiados. O maior trabalho vai ser para espalhar todos eles pela mesa. Nada, é claro, muito trabalhoso.

Para montar uma tábua de respeito, a sugestão é reunir embutidos, queijos, frutas secas e in natura, alguns tipos de pães, castanhas e petiscos que vão ajudar a compor a mesa.

Além do sabor dos ingredientes, o efeito visual é uma outra marca registrada de uma tábua de frios de sucesso. Muitas cores e “desenhos” vão ajudar a causar uma boa impressão e agradar os convidados.

Use a criatividade. Faça rolinhos com os fatiados, disponha os itens mais coloridos com espaços de destaque e use pães e outros ingredientes para decorar sua mesa. Flores podem ajudar a compor um arranjo mais colorido.

Aqui vão algumas sugestões para você compor a sua tábua gourmet.

 

O que usar:

 

Embutidos: presunto Parma, presunto cozido, salame, peito de peru, lombinho canadense, copa.

 

Queijos: Estepe, Emmenthal, Gouda, Gorgonzola, Parmesão, Queijo Brie.

 

Acompanhamentos: geleia de pimenta, palmito, ovo de codorna, tomates secos, cenoura e pepino crus, em palitos, azeitonas pretas e verdes.

 

Pães: italiano fatiado, francês, ciabata, torradas para canapés.

 

Frutas secas: damasco, tâmara, uva-passa.

 

Fruta in natura: melão em cubos

 

Castanhas: de caju, nozes, pistache.

 

Dicas: Coloque os pães ao redor da mesa espalhados em ilhas isoladas. Um pouco de cada tipo em cada ilha. Considere que cada pessoa deve comer 150g. de frios e 100g. de pães e torradas.

 

Harmonização: A tábua de frios, em geral, cheia de embutidos e queijos, tem bastante gordura. Assim, os vinhos ideais devem ter boa acidez para harmonizar bem com esse momento. Em linhas gerais, espumantes do tipo brut devem ser sempre uma opção agradável. Um branco da uva Riesling também não vai decepcionar, assim como tintos leves podem combinar.

 

Receitinha para o frio

 

Sabe aquela receitinha saborosa que você prepara para comer na hora? Vai aqui uma sugestão!

 

Parmegiana no palito

 

Ingredientes: 1 paillard (bife fino) de filé mignon (180g.), 90g. de mussarela fatiada (3 fatias finas), ½ xícara (chá) de molho de tomate caseiro, 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado, sal e pimenta a gosto.

 

Para empanar: 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 2 ovos batidos, 1 xícara (chá) de farinha de rosca.

 

Preparo: Temperar a carne com sal e pimenta e reservar. Empanar o paillard passando primeiro na farinha de trigo, nos ovos batidos e por último na farinha de rosca. Fritar em óleo quente até dourar. Secar no papel toalha. Colocar o parmegiana em uma assadeira, colocar as fatias de mussarela, cobrir com molho de tomate e por último, espalhar o parmesão. Deixar gratinar e depois cortar em aperitivo. Foto

 

NUTRIÇÃO

 

COMO DRIBLAR A FOME NOS DIAS FRIOS

 

O tempo começou a esfriar e já pensamos em como controlar  o desejo de comer nos dias frios. É um desafio que a maioria das pessoas enfrenta ano após ano. A explicação para esta gula fica por conta do metabolismo que, nos dias frios, fica um pouco mais acelerado para manter o corpo aquecido.

O inverno aumenta a quantidade de tentações gastronômicas e as roupas escondem o ganho de peso de homens e mulheres. O ganho de peso ocorre e as pessoas deixam de perceber os quilinhos a mais. É preciso ficar de olhos bem abertos.

Estas dicas vão ajudar você a conseguir driblar este probleminha e até perder uns quilinhos. São elas:

 

1 – Não fique muito tempo sem comer: essa atitude fará com que você tenha desejos incontroláveis por alimentos mais “gordos”. Uma boa dica de lanche são as amêndoas e um chá quentinho para acompanhar.

 

2 – Evite alimentos industrializados: sopas com carnes gordas e caldos industrializados devem ser riscados da lista. Dê preferência às sopas mais saudáveis que contenham vegetais. Alguns bons exemplos são a sopa de abóbora, cenoura que alimentam e esquentam. Cuidado para não colocar legumes demais e aumentar a taxa de açúcar no sangue. Três a quatro opções está ótimo e vai alimentar muito bem.

 

3 – Beba água: a água deve ser consumida sempre. Ela ajuda tanto na perda quanto na manutenção do peso. Mesmo no inverno, devemos beber muita água, pois, justamente por causa do frio, o organismo não costuma manifestar sede como no verão, e isso pode levar a desidratação, principalmente em idosos e crianças.

 

4 - Salada também cai bem: Tente acrescentar sempre que possível um prato de salada, elas são fonte de fibras e vão ajudar na questão da saciedade.

 

 

5- Se não der pra resistir às massas: Evite os molhos brancos e à base de queijo, pois, são muito calóricos e substitua por massas integrais que proporcionam uma maior saciedade e agregam mais nutrientes para a saúde.

 

6 - Bebidas quentes: Aproveite o inverno usando mais bebidas quentes e pouco calóricas. Lembre-se que é um excelente momento para saborear os diferentes tipos de chás e cafés.

7- Corpo em movimento:  A prática de atividade física de alta intensidade e curta duração também ajuda na redução e controle do apetite.

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Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

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