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Um bom churrasco ... e seus complementos

  • 03/07/2019 09:02
  • Delícias & Delícias

Não há nada melhor para reunir os amigos em um domingo de sol do que um bom churrasco. Na verdade, em qualquer dia da semana os pratos de churrasco são bem-vindos. Um bom churrasco não é feito só com carne. Os acompanhamentos e a bebida também são muito importantes. Confira algumas sugestões:

Salada de Batata com Maionese

Cozinhe 10 batatas de tamanho médio em água e sal, com casca. Retire as cascas depois de mornas e pique-as. Faça o mesmo com 4 cenouras, porém descasque-as primeiro e cozinhe-as em água e sal inteiras. Pique-as depois de cozidas. Junte 4 ovos cozidos e pique-os. Junte 1 cebola bem picadinha e 4 colheres (sp) de salsa picada. Tempere com sal, azeite, vinagre, orégano e mostarda. Junte o molho de maionese aos poucos, só para juntar os ingredientes. Coloque numa travessa para servir, decore a gosto e leve à geladeira até a hora de servir.

Farofa de Cebola

Ingredientes: 500g. de farinha de mandioca flocada, 200ml. de óleo, 1 embalagem de sopa creme de cebola, salsa picada a gosto. 

Preparo: Leve uma panela ao fogo com o óleo. Deixe aquecer um pouco, despeje a sopa creme de cebola, mexa e assim que ela começar a escurecer, junte a farinha de mandioca flocada. Diminua o fogo e mexa bastante para deixá-la bem crocante. Desligue e acrescente a salsinha picada.

Molho Vinagrete

Ingredientes: 2 tomates, 2 cebolas, salsinha picada, temperos: azeite, vinagre, sal, catchup, mostarda.

Preparo: Pique os tomates e as cebolas, junte a salsinha. Tempere com os temperos acima na quantidade desejada.

Arroz Caipira

 

Ingredientes: Sobras de carne assada do churrasco, linguiça e carne de frango; cebola, alho amassado, óleo, tomate bem picadinho (sem pele e sem sementes), ervilhas, ovos cozidos, banana em rodelas.

 

Preparo: Coloque óleo numa panela, frite a cebola até ficar transparente. Junte as carnes e frite também. Junte 1 xícara de ervilhas congeladas e acrescentar o arroz lavado e escorrido. Frite bem. Junte a água e deixe cozinhar em fogo médio. Depois de pronto coloque o arroz numa travessa e decore com os ovos cozidos e as rodelas de banana.

 

NUTRIÇÃO

 

 

Estratégias que funcionam...

 

  • Faça lanches intermediários: Comer a cada 3 horas parece dica batida. Mas você só a escuta sempre porque ... dá certo! Afinal, o metabolismo permanece acelerado, queimando calorias em ritmo constante. Outra vantagem é chegar às principais refeições, ou seja, almoço e jantar, com a fome controlada, o que evita ataques desmedidos de gula.

 

  • Aposte no café da manhã: Ele é essencial porque acontece depois de um longo período de jejum. É o café da manhã, portanto, que fornece o gás necessário para ficar ativo até à hora do almoço. E tem mais: investindo nele, há pouca chance de chegar esfomeado ao almoço e lotar o prato de opções engordativas.

 

  • Água antes das garfadas: Beba de 1 a 2 copos de água meia hora antes do almoço e do jantar. O líquido dá a sensação de barriga cheia e, como conseqüência, você resiste com mais força às tentações. Estudos sugerem ainda que o próprio ato de ingerir água funciona como um pontapé inicial na queima calórica. Há evidências de que a versão gelada é a melhor escolha.

 

  • Comece pela salada: Assim que a mastigação dos alimentos tem início, são liberadas substâncias capazes de incitar a desejada saciedade. Por isso, comer um prato de salada - sem queijo, azeitona, molhos gordurosos – antes das opções quentes é uma pedida para driblar sobressaltos frente às panelas.

 

  • Não exclua nada: Está aí um dos grandes segredos para que a dieta de perda de peso funcione e seja fácil mantê-la por anos a fio. A regrinha também não deixa o organismo sofrer com a ausência de determinados nutrientes: observe a quantidade antes de ingerir. Dessa forma, ele consegue trabalhar normalmente e, mais importante, sem estocar gordura.

 

  • Levante-se do sofá: A dobradinha dieta e exercício físico é imprescindível para dar tchau às dobras da cintura. Antes de suar a camisa, atenção: invista em fontes de carboidratos – preferencialmente os integrais. Isso porque eles fornecem energia aos tecidos. Depois, é hora da proteína, que auxilia na construção dos músculos.

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Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

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