UEPP analisa como positiva realização de audiência pública

REGIÃO - JANAÍNA TAVARES

Data 05/05/2018
Horário 10:32

Com a previsão do MPE (Ministério Público Estadual) de realização da audiência pública, na Câmara Municipal, para discutir sobre a situação da ferrovia entre Presidente Prudente e Álvares Machado, a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) vê como “vitória” a iniciativa. “Achamos importante a atuação do MPE porque no âmbito federal já ocorre de forma incisiva”, avalia o vice-presidente da organização, Marcos Antônio Carvalho Lucas. Ele relembra que a Rumo ALL (América Latina Logística) já descumpriu ordens federais anteriores numa ação judicial que começou em 2001 e visava a retomada do transporte na linha férrea.

Sempre alegam que a região não tem demanda de carga e que a economia daqui é fraca, entretanto, nós conseguimos provar o contrário”, argumenta Marcos, ao falar também que a responsável pelo local há mais de 30 anos já era para ter reativado a linha férrea regional há “um longo tempo, já que possui condições de funcionar novamente”. “Pelo o que sabemos, é que ela já entrou com um pedido para a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] para renovar por mais 30 anos o serviço”, conclui Marcos, que afirma que a UEPP estará presente na audiência pública e a presença da comunidade é fundamental.

 

Possibilidades esgotadas”

Em abril deste ano, a Rumo ALL, concessionária responsável pelos trilhos, esclareceu que todas as alternativas para a reativação do modal na região de Prudente já foram apresentadas de acordo com as distâncias de origem-destino estabelecidas e demanda de mercado oferecida – ou seja, que havia “esgotado” suas possibilidades, no que tange à reativação do modal. A empresa ressaltou que os termos indicados estão todos dentro do teto tarifário homologado pela agência reguladora, situação esta contrariada pela UEPP, que deu por encerradas as tratativas com a Rumo, após entender que os termos da concessionária são incompatíveis com os da entidade.

Publicidade

Veja também