Turismo empresarial é alternativa nas cidades

Contexto Paulista

A Prefeitura de Santo André lançou segunda-feira o projeto Turismo Industrial e de Inovação, em parceria com as empresas Braskem, Unipar e Rhodia. Segundo o Diário do Grande ABC, da Rede APJ (Associação Paulista de Jornais), a expectativa é de que a iniciativa traga mais 5 mil visitantes ao ano, além dos estimados 15 mil que já passam pela cidade. O incremento tem como exemplo o município de Cubatão, na Baixada Santista, que atua nesse segmento. Essa forma de turismo consiste em visitas monitoradas, que ocorrem com agendas pré-determinadas e com roteiros específicos elaborados pelas próprias e

COLUNA - Contexto Paulista

Data 03/04/2019
Horário 05:02

Turismo

empresarial é

alternativa

nas cidades

A Prefeitura de Santo André lançou segunda-feira o projeto Turismo Industrial e de Inovação, em parceria com as empresas Braskem, Unipar e Rhodia. Segundo o Diário do Grande ABC, da Rede APJ (Associação Paulista de Jornais), a expectativa é de que a iniciativa traga mais 5 mil visitantes ao ano, além dos estimados 15 mil que já passam pela cidade. O incremento tem como exemplo o município de Cubatão, na Baixada Santista, que atua nesse segmento. Essa forma de turismo consiste em visitas monitoradas, que ocorrem com agendas pré-determinadas e com roteiros específicos elaborados pelas próprias empresas.

 

Todos ganham

“Para a empresa é bom, porque há uma divulgação, e para a cidade tem o aumento de geração de atividade econômica”, diz o prefeito Paulo Serra, que menciona estudantes e professores de outras regiões que se hospedariam e consumiriam na cidade. “É o início de um trabalho que vai gerar mais renda e fomentar o turismo de inovação industrial, pouco explorado na cidade”. A ideia pode servir de inspiração para programas semelhantes em outras cidades paulistas.

 

O que é o turismo industrial

As portas são abertas para que grupos possam conhecer a estrutura, a forma de produzir, as tecnologias empregadas e os produtos gerados. Em Santo André, a Universidade Federal do ABC também participa do programa. De acordo com a prefeitura, o projeto abrangerá não só as indústrias, mas também empresas e instituições de ensino, especialmente grandes empresas prestadoras de serviços, com atenção especial a empresas inovadoras e criadoras de novas tecnologias. Essas empresas juntas movimentam atualmente cerca de R$ 1 bilhão em investimentos em Santo André.

 

Pequeno negócio valorizado

O país precisa fortalecer a capacidade de inovação para retomar o desenvolvimento econômico, segundo a conclusão da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação), evento promovido na capital pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). A inovação pode se dar também nos pequenos negócios, segundo destacou o presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), João Henrique de Almeida Sousa. “Se engana quem pensa que a inovação está restrita a laboratórios de grandes marcas conhecidas no mercado”, disse ele. “Os pequenos negócios podem e devem investir em inovação”.

 

Metas

O Brasil investiu 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto) em pesquisa e desenvolvimento em 2017. No mesmo período, a Coreia do Sul destinou 4% de seu PIB à área. A MEI estabeleceu sete prioridades para tornar o Brasil um país inovador. São elas: melhoria da qualidade da educação, capacitação de profissionais, desenvolvimento de longo prazo, criação de infraestrutura adequada para ciência, tecnologia e inovação, reestruturação do sistema de financiamento, modernização do marco legal e avaliação da eficácia das políticas em vigor.

 

PIB paulista avança

O PIB do Estado de São Paulo, calculado pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), avançou 1,2%, nos últimos 12 meses. O índice ocorreu especialmente devido à expansão do setor de serviços (1,9%). A indústria cresceu 0,3% e a agropecuária apresentou taxa negativa de -2,6% no período.

 

Posse

Wilson Mello tomo posse como presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP), em luga de Aloysio Nunes. Mello, bacharel em Direito, passou por empresas de varejo, construção civil, imobiliário e indústria de alimentos. É bacharel em Direito.

 

Leite orgânico

O governo estadual assinou protocolo de intenções com a Nestlé do Brasil alavancar a produção de leite orgânico e ampliar a produção de cafés da linha Premium. O protocolo prevê ainda o desenvolvimento de canudos e embalagens sustentáveis, A ideia é alavancar a cadeia de leite orgânico do Estado, com a participação dos institutos Agronômico e de Tecnologia de Alimentos. O setor conta atualmente com pelo menos 30 produtores. São Paulo abriga a primeira fábrica da Nestlé no País, em Araras, fundada há 98 anos. Ao todo, são 11 unidades industriais e centros de distribuição no Estado de São Paulo.

 

Cafés

Em relação a cafés especiais, o objetivo é incentivar o cultivo em várias regiões do Interior, para o desenvolvimento de variedades específicas que atendam novas necessidades de consumo. Pesquisa de uma agência global de inteligência de mercado mostra que parcela significativa dos brasileiros (71%) querem mais opções de cafés premium e de altas qualidades.

 

Canudos, não

Banir o uso de canudos plásticos é uma tendência mundial. Representam 4% de todo o lixo plástico. Sua vida útil (tempo suficiente para uma pessoa consumir a bebida) é de apenas 4 minutos, mas os materiais demoram até 200 anos para se decompor na natureza.

 

Fala, deputado

●          “Temos delegacias da mulher há anos sem delegado, escrivães ou profissionais”. Dirceu Dalben (PR), alertando para a falta de pessoal em Delegacias de Defesa da Mulher.

●          “Como é possível desonerar querosene para os donos de empresas aéreas e cortar recursos da cultura?”. Paulo Fiorilo (PT), defendendo o Projeto Guri em comunidades do Estado.

●          “Qualquer animal de vida livre que fixe um local de permanência poderá adquirir essa condição”. Carlos Giannazi (PSOL), em defesa do conceito de animal comunitário (adotado pela vizinhança).

Publicidade

Veja também