Trote contra a polícia revela falta de empatia

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 05/03/2020
Horário 04:39

Se tem uma coisa que é uma unanimidade em desagradar são as ligações inoportunas. Ninguém gosta de ser incomodado por telefonemas em horários inapropriados, de telemarketing, de pessoas tentando “empurrar” mercadorias e serviços. Na era dos aplicativos de mensagens, fato é que quase ninguém sequer tem paciência em receber ligações de qualquer tipo. Em casos de telefonemas por engano ou trotes então...o dissabor vem multiplicado. Imagine, agora, se esse tipo de ligação é efetuado para órgãos tão importantes como os de segurança pública.

Pois bem...por mais absurdo que pareça, só em 2019, das 586 mil chamadas recebidas pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), em Presidente Prudente, aproximadamente 46 mil – ou 7% do total – foram trotes. Conforme a corporação, são diversos os tipos de trotes telefônicos, que vão desde crianças que ligam por “brincadeira”, pessoas que efetuam a chamada e desligam, e outras que – pasmem! – simulam ocorrências. Trata-se do cúmulo do absurdo! Será que essas pessoas não percebem o quanto atrapalham a rotina do policiamento com tal atitude?

Isso porque há casos em que a falsa comunicação de crime acaba por mobilizar viaturas e equipes da polícia, que se deslocam ao endereço fornecido, perdendo tempo, desperdiçando recursos públicos, e até mesmo deixando de priorizar algum cidadão que realmente esteja em situação de emergência. Infelizmente, quem pratica trote contra a polícia não tem o mínimo de empatia pelo próximo.

Também é importante ressaltar que o telefone 190 da Polícia Militar só deve ser acionado em casos de emergência. As pessoas precisam se conscientizar que esse número não deve ser discado para buscar informações de utilidade pública, localização de ruas, enfim, deve ser utilizado somente em caso de real emergência. Lembre-se que qualquer um de nós pode precisar deste serviço, portanto, ele deve ser tratado à altura de sua importância!

Publicidade

Veja também