Triatleta de Venceslau se destaca em competições por todo país

Sua história em direção à modalidade começou pela paixão no ciclismo, e a vontade de ir além o motiva a buscar novo objetivo: o mundial de Triathlon, em Kona, no Havaí

Esportes - Toninho Moré

Data 29/06/2019
Horário 04:00

Presidente Venceslau tem um triatleta que vem se destacando em competições importantes país adentro, e agora está prestes a percorrer o mundo em provas internacionais de triatlhon, esporte que une três modalidades; natação, ciclismo e corrida. Trata-se de Thiago Machado, funcionário na Desfran na cidade, e proprietário da Barbearia Machado.

Sua história em direção ao triathlon começou pela paixão no ciclismo e a vontade de ir além faz com que o empresário/atleta busque agora um novo objetivo: o mundial de Triathlon, em Kona, no Havaí.

Thiago voltou aos treinos e está ainda comemorando sua última conquista. Ele abaixou em duas horas a sua marca no Ironman, de Florianópolis (SC). Completou a prova em 9h57min, muito abaixo da marca que obteve quando disputou pela primeira vez, em 2017. E não vai pensando que é fácil, para completa-la Thiago nadou 3.8 (quilômetros) km, percorreu 180.2 km de bicicleta e correu por 42.2 km. Cansou?

O atleta enfatiza que para conseguir o sucesso é necessário muito treinamento e preparação. “Foram meses treinando para essa prova e mesmo assim quando comecei a natação tive uma câimbra que me fez perder aproximadamente seis minutos. Mesmo estando muito preparado fisicamente, o mental manda muito nessas provas longas e o nervosismo acaba quebrando muita gente”, afirma.

Foto/Cedida: Sua história em direção ao triathlon começou pela paixão no ciclismo

Treino duro

O dia a dia de Thiago é extremamente cansativo e cronometrado. São duas etapas de treinamento por dia, conciliando ainda o seu trabalho na loja de materiais de construção durante todo o dia e a barbearia à noite.

“Tenho um treinamento que é assessorado pelo professor Paulo Leite, proprietário da academia Winner, Irontri Acessoria e Treinamento, de Presidente Prudente. Sigo toda a preparação realizada por ele, assim evito lesões, me alimento corretamente e obtenho melhores resultados”, acentua.

Todo esse esforço tem nome: Ironman de Kona, no Havaí. Para buscar uma vaga no mundial, Thiago treina forte para disputar uma prova nos Estados Unidos, que pode dar essa tão sonhada classificação. “Pretendo ir para os Estados Unidos no final do ano. Preciso fazer abaixo do tempo da prova de Florianópolis, mas acredito que posso realizar esse sonho que é disputar uma prova a nível mundial”, pontua.

Antes de focar na prova dos Estados Unidos, o venceslauense vai participar no dia 4 de agosto do Ironman 70.3, em Maceió, no Estado de Alagoas (AL). Thiago vai precisar nadar 1.9km, percorrer 90km de ciclismo e 21km de corrida. 

Atualmente, ele conta com três colaboradores que auxiliam na sua preparação: Renan Ruiz - preparador físico, Power Skate Store, loja de acessórios para bike, e professor Guto Casttelani Academia Podium.

 

(((OLHO)))

“Mesmo estando muito preparado fisicamente, o mental manda muito nessas provas longas e o nervosismo acaba quebrando muita gente”

Thiago Machado

triatleta

Fotos: Cedidas: Provas e dia a dia de Thiago são igualmente cansativos e cronometrados

 

 

Publicidade

Veja também