Treinamento a 2,1 mil mesários tem início em PP

Atividades ocorrem no Centro Cultural Matarazzo e visam revisar as ações do dia da votação, bem como simular o ato de cidadania

Eleições - GABRIEL BUOSI

Data 19/09/2018
Horário 04:44
Marcio Oliveira - Primeiro grupo da 101ª Zona Eleitoral passou por treinamento ontem no Centro Cultural Matarazzo
Marcio Oliveira - Primeiro grupo da 101ª Zona Eleitoral passou por treinamento ontem no Centro Cultural Matarazzo

A temporada de capacitações aos 2.188 mesários convocados para atuar nas Eleições Gerais de 2018, em Presidente Prudente, já teve início. Pelo menos 565 pessoas passaram pelo treinamento por parte da 402ª Zona Eleitoral no sábado, atividade que deve se encerrar no próximo fim de semana. Outro grupo foi recebido ontem, no Centro Cultural Matarazzo, para uma série de cinco encontros que vem preparar cada candidato da 101ª Zona Eleitoral. “Essa ação é muito importante, pois é o momento em que simulamos as eleições e fazemos uma revisão de como tudo deve e pode ocorrer naquele dia. Este é um dos papéis principais das eleições”, afirma a técnica judiciária, Rosemeire Nunes de Souza, da 402ª Zona Eleitoral.

Conforme noticiado por este diário, a Justiça Eleitoral convocou, em Presidente Prudente, 2.188 pessoas que devem trabalhar nas eleições de outubro, sendo 1.058 pelo cartório da 101ª Zona Eleitoral e 1.130 pelo cartório da 402ª Zona Eleitoral. Vale lembrar que, conforme o governo do Brasil, todos os eleitores maiores de 2018 podem ser convocados, desde que estejam em situação regular com a Justiça Federal. Como um benefício, todos possuem o direito à dispensa do trabalho pelo dobro de dias em que prestou o serviço. Além de estarem com a situação regularizada junto à Justiça Federal, é preciso que o mesário não seja candidato a nenhum dos cargos pleiteados ou que tenha parentesco consanguíneo e por afinidade até segundo grau com nenhum deles.

As capacitações de ambas as zonas eleitorais ocorrem no Centro Cultural Matarazzo, sendo que os treinamentos da 402ª Zona Eleitoral ocorrem em dois dias, sábado passado e o próximo, e já pela 101ª Zona Eleitoral os encontros tiveram início ontem, ocorrem hoje, amanhã e nos dias 25 e 27 de setembro. “Nosso treinamento no sábado teve início às 9h30 e durou até 16h30, uma média de três horas por turma. Dos nossos 1.130 mesários, penso que pelo menos metade deles já passou pela preparação, quando realizamos uma revisão das eleições, mostramos os horários em que as atividades devem ocorrer e também sobre como funciona o trabalho, atendimento ao eleitor, questões de acessibilidade e simulações do voto”, esclarece Rosemeire.

O bancário Rafael Fernandes de Melo Lopes, 26 anos, já atuou como mesário nas eleições presidenciais de 2014 e eleições municipais de 2016, e afirma ser satisfatória sua experiência. “Pude ver a seriedade e competência na hora do voto e a responsabilidade que temos como mesários para o bom andamento das eleições. Para este ano, meu treinamento ainda não ocorreu, será no fim da semana”, lembra. Rafael diz ainda que acha importante a participação popular nas eleições, como mesários, já que a função traz a responsabilidade de acompanhar desde o início até o fim o dia de votação, de forma a garantir a “lisura” do processo. “Espero que tudo ocorra bem e que as pessoas possam ir à urna com consciência”.

Publicidade

Veja também