Trânsito requer prudência para que vidas sejam salvas

EDITORIAL -

Data 20/11/2018
Horário 05:30

A notícia de um acidente de trânsito sempre assusta. Se alguém se machuca a preocupação triplica. Se existe alguma vitima fatal, o sofrimento invade um lar e lá estaciona por um bom tempo. Ou pra sempre. É comum ouvir falar da imprudência no trânsito. Campanhas em todos os veículos de comunicação pedem discernimento e prudência ao pegar um carro, uma estrada, a rua da cidade. Um veículo é uma arma se não é utilizado com saúde e juízo. Muito juízo. É preciso responsabilidade.

Na sociedade atual é visado que a negligência no trânsito é um problema que persiste no Brasil, mesmo com implantações de tantas campanhas e leis. As pessoas insistem na autoconfiança por acharem que nunca vai acontecer nada com elas. Que tudo o que acontece é com os outros, com o vizinho, com o conhecido. Porém, a falta de responsabilidade na direção causa vitimas fatais e feridas permanentemente abertas nos familiares e amigos que ficam.

Para mais uma vez chamar atenção para esta triste realidade, a Prefeitura de Presidente Prudente plantou um Ipê Rosa na Avenida Juscelino Kubitschek de Olivera, para conscientizar a população sobre esse risco e incentivar a diminuição dos acidentes de trânsito, como publicado neste diário. A ideia era lembrar um acidente de 2004, do qual as vítimas foram o vice-prefeito Douglas Kato Pauluzi (PTB) e seu amigo Diego Vieira, que morreu no local. O município integra o time de cidades que participam do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que plantou 630 árvores no Estado a fim de espalhar “sementes de conscientização” e lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, que ocorreu no domingo.

Esta data especial é celebrada sempre no terceiro domingo do mês de novembro desde 2005, quando foi adotado pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Nesse dia são homenageados aqueles que faleceram em fatalidades de trânsito, familiares, amigos e equipes de emergência dedicadas a atender tais ocorrências. Com um carro em mãos, é preciso que exista consciência. Não se pode deixar que estresses, correrias, interfiram na vida no trânsito. É essencial cuidar da vida de cada um e das que estão ao redor. Dirija com prudência.

Publicidade

Veja também