Tradição movimenta o comércio de Prudente

Peças em tons de branco ainda são as mais pedidas para a virada do ano e lojas preparam coleções e vitrines

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 29/12/2019
Horário 06:03
Jean Ramalho - Lojas de Prudente se prepararam com peças em tons de branco
Jean Ramalho - Lojas de Prudente se prepararam com peças em tons de branco

Você já escolheu a cor da roupa que vai passar a virada do ano? Tem quem aposte em verde, sinônimo de esperança, ou naqueles tons que prometem o amor para toda a vida ou aquela paixão de tirar o fôlego, como é o caso do vermelho. Independente da peça e da intenção, e mesmo com tantas opções, o branco e sua mensagem de paz ainda é o mais procurado e responsável por movimentar as lojas de vestuário de Presidente Prudente nesta semana.

No centro da cidade já é possível encontrar vitrines com as mais diversas peças nos tons de branco, mas também há aqueles tons pasteis e até as peças mais coloridas para a festa do dia 31. Na Dunil Mulher, por exemplo, a proprietária da loja, Mara Neide da Motta, aponta que o movimento já no dia 26 de dezembro apresentou reação, principalmente pela procura da peça que mais combina com os desejos da cliente para o ano que se inicia. “Aqui saem muito os vestidos, macacões e pantalonas. Vejo que neste ano, além do branco, há uma aposta muito grande no verde, que é a cor que está em alta, e nossas vendas de peças nesse tom mostram isso”.

Na Damyller, que também fica no calçadão, a realidade não é diferente. Conforme a vendedora Cintia Mirallia, o branco também é o mais procurado, o que fez com que a marca criasse uma minicoleção especial para a data. “Nossa vitrine já há alguns dias traz opções dessa coleção. Além do branco, tem saído bastante estampas coloridas, que dão um ar de leveza para a ocasião e deixam as pessoas mais despojadas”. Para as mulheres, as mais pedidas são as saias, shorts e vestidos. Para os homens, as camisas, bermudas e batas.

TRADIÇÃO EM ALTA

E PRESENTE NA FAMÍLIA

As irmãs Giovana e Camila Braghin, de 20 e 23 anos, respectivamente, andavam pelo centro de Presidente Prudente na busca pela peça branca perfeita. Enquanto a mais nova já levava na sacola o vestido escolhido, Camila seguia na busca pelo vestido que mais combinasse com seus anseios. “Como boas brasileiras deixamos para a última semana, pois esperamos passar o Natal para ir atrás, mas sei que vamos encontrar, estou confiante”, disse a mais velha. As duas apontaram que é uma tradição familiar a escolha do branco e que não pensaram em pegar outra cor para a ocasião.

EXPECTATIVAS E PLANOS

DE UM ANO NOVO MELHOR

A psicóloga e psicopedagoga Fernanda Passetti comenta que é comum encontrar pessoas que, para garantir um ano repleto de coisas boas, se apegam nas superstições, como é o caso da cor da roupa na virada do ano. A especialista ressalta, no entanto, que o ideal seria que todas as crenças fossem levadas com moderação, para que as pessoas não se tornem “escravas” de certas atitudes.

“O importante é não deixar para lá um lado muito positivo e que as vezes nem notamos, que são os nossos sentidos: visão, audição, olfato e tato. Utilizamos eles tanto e nem sempre valorizamos. Assim como as cores, eles são capazes de influenciar nosso pensamentos, sentimentos e ações, além de nos dar mais motivação”. Isso porque, ela afirma que, mais do que as crenças, é preciso ouvir, amar, dialogar e sentir.

Publicidade

Veja também