Trabalho com impresso amplia conhecimentos de alunos

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 18/09/2018
Horário 08:00

O trabalho com o jornal em sala de aula propiciou aos alunos da EM Professora Carmen Pereira Delfim a ampliação da capacidade leitora, a análise e a compreensão de notícias, artigos, imagens, charges, gráficos e tabelas e o desenvolvimento do senso crítico. Além disso, os alunos desenvolveram a capacidade de identificar as informações básicas contidas em uma notícia e a percepção de que o jornal é uma importante ferramenta de pesquisa que deve ser utilizado de forma crítica. Os gráficos e tabelas contidas no jornal O Imparcial possibilitou um rico trabalho na disciplina de Matemática em consonância com o Emai: leitura, análise, interpretação e utilização das informações contidas.

 

Interdisciplinaridade

Em relação às notícias e aos artigos, desenvolveu-se valoroso trabalho no conteúdo de Língua Portuguesa: leitura e interpretação; produção de textos argumentativos e de opinião; leitura e análise de variados gêneros textuais: notícias, artigos, textos científicos, poemas, dentre outros. As notícias relacionadas, citando apenas uma das inúmeras notícias utilizadas, ao aumento de casos de dengue em áreas distintas do município permitiu vasta interdisciplinaridade de conteúdos: a localização dos casos de dengue no mapa de Presidente Prudente na disciplina de Geografia; a comparação dos gráficos e análise das porcentagens dos comparativos de aumento de casos em Matemática; o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypit em Ciências.

 

Artes

 

Em Artes, as charges e as imagens possibilitaram aos alunos o desenvolvimento da visão crítica ao fazer a leitura e análise destas. Além dos cenários descritos acima, a utilização do jornal O Imparcial em sala de aula, possibilitou aos alunos o acesso à informação, à leitura de artigos e opiniões escritas por profissionais conhecedores do assunto. A EM Profª Carmen Pereira Delfim realiza o Projeto de Economicidade, visando à economia de água e energia elétrica. Neste quesito, as notícias publicadas no jornal sobre o problema da escassez de água devido ao consumo excessivo e às mudanças climáticas e, também, ao consumo desenfreado de energia elétrica e seu aumento de preço foram fontes preciosas para que os alunos pudessem se conscientizar e conscientizar seus familiares e pessoas da comunidade sobre essas questões.

 

 

Com a família

 

As professoras Simone Cardoso e Magda Souza Paz ambas dos 2º ano A e B realizam um trabalha na sala em parceria com a família Jornal na Escola. A criança leva o jornal para casa e juntamente com os responsáveis faz o manuseio do jornal.  Após, escolhe uma notícia,  comenta fazendo o registro no caderno e ilustrando a notícia.

 

     

Relatos


 

Os professores sempre relatam nos momentos de discussão que o trabalho com o jornal é muito importante na escola porque: “Serve para estimular os alunos a escrever, argumentar, trabalhar em grupo entre outras questões”. 

 

Fotos: Cedidas/EM Professora Carmen Pereira Delfim

Publicidade

Veja também