Tosse de criança por mais de três semanas deve ser investigada

Espaço infantil

COLUNA - Espaço infantil

Data 16/11/2017
Horário 11:02

FOLHAPRESS

 

A tosse é um mecanismo natural do corpo para defender os pulmões de alguma agressão. Por isso, nem sempre tossir é sinal de doença. Mas os pais devem ficar atentos a no mínimo dois sinais na tosse do filho: se ela dura mais do que três semanas e se ela muda de característica, como apresentar secreção, se era seca.

Segundo a pediatra Claudia Nakamura, existem dois tipos de tosse, em qualquer faixa etária: a seca e a produtiva (com catarro). "A tosse é considerada uma resposta do organismo a algum fator de irritação", explica.

A tosse seca, como o próprio nome diz, não tem secreção e pode ser causada por uma alergia, por exemplo. Já a produtiva, que tem catarro (muco), pode significar outro tipo de problema: "Ela pode estar mais relacionada a alguma infecção, pneumonia, sinusite, gripe um pouco mais forte", afirma a pediatra Renata Castro.

Segundo as especialistas, em alguns casos, a tosse é o último sintoma a ir embora após uma doença infecciosa. "É normal isso acontecer, para continuar limpando o pulmão, mesmo já tendo passado febre", diz Renata.

Ela acrescenta que, se a tosse não afetar em nada a qualidade de vida da criança e se não houver outros sintomas, não há por que se preocupar.

Para aliviar a tosse, ela indica leite quente e mel, além de manter o ambiente limpo, de preferência sem objetos que acumulem poeira.

 

Observe sempre

Os pais são muito importantes no auxílio ao diagnóstico, segundo as médicas, por conseguirem descrever como é a tosse (se é seca ou com catarro). "No caso de uma laringite, a descrição clássica é a de uma tosse rouca, semelhante ao latido de um cachorro", exemplifica Claudia.

Jornal O Imparcial

 

Passatempo

 

ARTE EM CENA

“A Ilha do Tesouro”

Data: hoje

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

 

OFICINA

Terrário no Aquário”

Data: domingo

Horário: 16h

Local: Quiosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

 

 

 

Fotos: Divulgação

 

Jornal O Imparcial

O PEQUENO PRÍNCIPE PARA CRIANÇAS

Nesta edição especial, um dos clássicos juvenis mais lidos de todos os tempos ganha uma versão voltada para os leitores mais novos, em um formato mais apropriado para essa faixa etária e com menos páginas. Preservando as aquarelas do autor e os aspectos mais importantes da narrativa original, O Pequeno Príncipe Para Crianças é a forma ideal de apresentar esta história inesquecível às novas gerações.

 

Ficha técnica

Autor: Antoine De Saint-Exupery

Editora: Nova Fronteira

Páginas: 40

Preço: R$ 18,90

 

 

Jornal O Imparcial

JESUS PARA CRIANÇAS: VIDA, ENSINAMENTOS, MILAGRES, PARÁBOLAS

Um livro que despertará na criança respeito, admiração e vontade de seguir os ensinamentos daquele que foi o maior entre os homens: Jesus. Sua vida, Seus ensinamentos, milagres e Suas parábolas aprofundarão a fé dos pequenos.

 

Ficha Técnica

Editora: Editora Rideel

Páginas: 264

Preço: R$ 19,99

 

 

Jornal O Imparcial

 

Close Criança

O garotão Joaquim Porto completou 6 aninhos no dia 9 de novembro. Ele encanta a todos ao seu redor. É filho de Sheila Magro Porto e Flávio Porto. Muitas alegrias em sua vida!!

 

Contato:

As produções e fotos das crianças podem ser enviadas à Rua Ernesto Rotta, nº 83, Jardim Novo Bongiovani, em Presidente Prudente, CEP. 19026-900, ou pelo e-mail caderno2@imparcial.com.br, com os dados completos.

Publicidade

Veja também