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Tortas com muito sabor ...

Massas crocantes, recheios especiais, hummm... Quem não se rende ao sabor de uma torta de frango? Receitas de tortas muito saborosas para você testar e temperar aqueles momentos muito especiais!

  • 16/10/2019 06:10
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Massa: 2 gemas, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 xícara (chá) de leite, 1 pitada de sal, 1 colher (chá) de fermento em pó, farinha que dê o ponto ( + ou – ½ quilo). Colocar todos os ingredientes numa tigela e ir acrescentando a farinha aos poucos. Descansar a massa por 30 minutos.
Preparo do recheio: 1 quilo de frango, sal, pimenta do reino ou molho de pimenta, molho inglês, mostarda, 1 cebola ralada, 2 dentes de alho amassados, 1 talo de salsão, 2 folhas de louro, 4 tomates picados, 1 lata de ervilhas e/ou milho, 1 vidro de palmito ou cogumelos. Cozinhe o frango com sal, pimenta, louro, mostarda, alho / cebola e água que cubra. Quando macio, desfie e corte em pedaços não muito pequenos. Refogue em 2 colheres de óleo os dentes de alho, 1 cebola ralada, acrescente o frango, mostarda, tomates picados, o caldo do cozimento do frango, ½ copo de leite, engrosse com farinha de trigo. Acrescente cheiro-verde.
Montagem: Abrir a massa com a ajuda de um rolo. Cobrir o fundo e as laterais de um refratário médio. Colocar o recheio frio e espalhar. Se quiser, acrescente requeijão sobre o recheio. Abra o restante da massa e corte-a em tirinhas cobrindo a torta. Passe gema sobre as tirinhas e leve a assar em forno médio até que fique bem dourada.

Torta de presunto e queijo

Massa Especial: 200 g. de margarina, 200 g. de gordura vegetal, 2 ovos batidos, ½ xícara (chá) de leite, ½ colher (café) de fermento em pó, 1 colher (chá) de sal, + ou – 600 g. de farinha de trigo. Junte os ingredientes líquidos e acrescente a farinha aos poucos. Não sove. Mexa delicadamente até ficar uma massa bem homogênea e macia. Descanse por 30 minutos na geladeira.
Preparo: Abrir com o rolo, forrar um refratário e colocar uma camada de presunto, outra de queijo prato ralado, 1 lata de creme de leite (sem soro) e por fim, 4 ovos batidos com sal. Cobrir com o restante da massa. Rende 1 refratário médio.


Goiaba

- ponha mais perfume nas suas sobremesas
Aproveite as goiabas saborosas  e faça lindas sobremesas com essa fruta, de perfume e sabor irresistíveis. Surpreenda todo mundo com deliciosas receitas!

Doce de goiaba em calda na panela de pressão
Ingredientes: - 1 quilo de goiaba vermelha, 1 xícara (chá) de chá de água, 3 xícaras (chá) de açúcar cristal, 5 cravos.
Preparo: Lave bem as goiabas e corte-as em quatro. Retire as sementes e coloque-as na panela de pressão. Adicione a água e o açúcar sem mexer. Tampe a panela e leve ao fogo médio até apitar. Aguarde 3 minutos e desligue. Espere sair toda a pressão para abrir a panela. Está pronta a compota.


Pudim Romeu e Julieta

Ingredientes:  1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 queijo (cerca de 500g.) tipo Minas frescal, 1 envelope de gelatina sem sabor, incolor, ½ xícara (chá) de água fria, 200g. de goiabada mole.
Preparo: Hidrate a gelatina na água e espere 5 minutos. Aqueça em banho-maria e reserve. Corte o queijo em pedaços e bata no liquidificador com o
leite condensado, o creme de leite e a gelatina dissolvida. Coloque num refratário e leve à geladeira por 3 horas. Desenforme e coloque a goiabada por cima. Sirva gelado.

NUTRIÇÃO

Dicas para aproveitar ao máximo o consumo dos alimentos.
Água do cozimento de vegetais:
 concentra vitaminas hidrossolúveis. Aproveite-a para agregar valor nutricional ao arroz e às sopas.
Casca de tangerina e maracujá: contém fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Pode dar origem a deliciosas geleias.
Folha de cenoura: rica em vitamina A, importante para saúde dos olhos, pele e cabelos. Pode ser usada para substituir a salsinha.
Sementes de abóbora: ricas em vitamina E, ferro, magnésio, potássio e zinco. Use-as para incrementar a salada, passando-as em uma frigideira quente e seca por 5 minutos.
Talo de agrião: contém muita vitamina C, importante para aumentar a imunidade do organismo. Pode ser usado em sucos ou para fazer molho pesto.
Talos de couve, espinafre, beterraba, brócolis e salsa: ricos em vitamina C, podem ser aproveitados em recheios de tortas, patês, saladas, no arroz ou escondidinhos.

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Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

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