Torneio reúne equipes master de basquete feminino

Grupos de seis cidades trouxeram pelo menos 50 atletas ontem para o Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, em Prudente

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 07/10/2018
Horário 04:25
José Reis: Partidas foram divididas entre as fases classificatória e final no Ginásio de Esportes de Presidente Prudente
José Reis: Partidas foram divididas entre as fases classificatória e final no Ginásio de Esportes de Presidente Prudente

O clima durante todo o dia de ontem, no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, em Presidente Prudente, ia além do espírito de competição, mas chegava ao nível do companheirismo e amizade dentro da quadra. É que pelo menos 50 atletas de seis cidades se reuniram para o 1º Campeonato Master de Basquete Feminino, que abrigou os municípios de Presidente Prudente, Santo Anastácio, Pompéia, Tupã, Junqueirópolis e Paraguaçu Paulista. “Temos um grupo, o Amigas do Basquete, de Presidente Prudente, que foi formado em 2015 e que sempre participou de torneios. Como a maioria das competições ocorrem fora, resolvemos trazer para a nossa cidade esse dia que é tão importante para nós”, informa uma das organizadoras, Silmara Mendes de Souza, que também é atleta.

A programação teve início na manhã de ontem, às 8h30, com a recepção farta com um café da manhã, seguida da primeira partida da fase classificatória, às 9h, entre Prudente e Pompéia. Logo em seguida ocorreu a cerimônia de abertura. Já às 10h o segundo jogo entre Junqueirópolis e Tupã e, ao término, o confronto único da categoria 50+, entre Santo Anastácio e Prudente. Após o almoço, ocorreu o festival de lances livres e cestas de três pontos, e os jogos de disputa do terceiro e primeiro lugar. A cerimônia de encerramento estava prevista para 16h30.

Para uma das organizadoras, Silmara, a ideia, além de ser uma oportunidade de reunir as amantes do esporte, é também a chance de fomentar o esporte na cidade de Presidente Prudente. “Nosso grupo master participa já faz alguns anos de campeonatos lá fora e sentimos essa falta de competições aqui. Por isso, resolvemos fazer o primeiro torneio, o que foi fundamental com o apoio da Semepp [Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente]”. Ainda conforme Silmara, a expectativa é a de receber entre 50 e 60 atletas.

 

Em quadra

A advogada e apaixonada por basquete, Valdirene Carvalho Delgado, saiu de Tupã na manhã de ontem e viajou pouco mais de 100 quilômetros até Presidente Prudente para participar do torneio. Segundo a atleta, o grupo se conhece desde a época do ensino médio, o que fez com que fosse reunido há pouco tempo. “Oficialmente começamos a treinar faz três meses. O esporte me faz muito bem e vejo como algo muito importante, já que faz bem para a saúde e promove interação entre todos os grupos”, salienta. Sobre a expectativa dos jogos, ela comentou estar confiante.

A auxiliar administrativo, Carolina Cavani Luiz, 35 anos, faz parte do time de Presidente Prudente e também começou a jogar ainda na época escolar. Por causa do serviço, precisou parar com a atividade, paixão que retornou há mais ou menos três anos. “Tudo começou como uma brincadeira, mas agora competimos de campeonatos. Já passamos dos 30, então o esporte faz bem para nossa saúde. Estou confiante, pois nosso time treina toda quarta-feira e tem chances de ganhar”.

 

Publicidade

Veja também