Tons neon e o velho nude ganham o coração das mulheres neste verão

De acordo com profissionais da beleza, no calor, cuidado com a hidratação e preparo da pele devem ser redobrados para receber os produtos

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 17/01/2019
Horário 07:08
Cedida/Simone Cereja
Cedida/Simone Cereja

É blush, sombra, batom, base, corretor, delineador, tanto produto que... nossa! Se não houver conhecimento e paciência para entender cada um deles, vira uma confusão. Ainda mais no verão que, segundo as especialistas em maquiagem, é a época em que o cuidado com a pele deve ser reforçado em prol da beleza intacta. Cores neon são a novidade da época, ao passo que os tons salmão e nude permanecem como tendência. Para saber um pouco mais sobre o que vem com tudo nesta estação, a reportagem conversou com algumas mulheres que fazem da produção estética seu ganha-pão.

Trabalhando com maquiagem há três anos, Suzanne Lima, 31 anos, conta que no salão em que trabalha o delineador marcado de gatinho e as cores como amarelo e pink estão entre as mais desejadas pelas clientes. “Na cidade, vejo que o neon está tendo bastante adesão, é uma moda que tem um toque de anos 80. Vemos roupas e acessórios usando esses tons. Então, a maquiagem também acabou aderindo, principalmente em sombras e delineadores”, comenta. Outro fator que está ajudando a perpetuar a novidade é uma nova novela que, conforme a profissional, faz uso desse tipo de paleta.

Mais um item do nécessaire voltou à ativa, o gloss. Segundo a maquiadora, os batons com efeito mate estão perdendo a força e sendo substituídos por aqueles que possuem o efeito “mais brilhante”. Nesse sentido, na hora de montar o look é possível equilibrar “maquiagens com o olho mais marcado, devem se somar a uma boca mais nude”.

 

E o suor?

Mas, quando o assunto é maquiagem no verão, alguns cuidados devem ser tomados para que a produção não seja estragada pelo suor. Conforme a maquiadora Isabella Santinoni, 33 anos, o segredo da boa maquiagem é a pele hidratada. Logo, frisa que cremes e, em especial o protetor solar, não podem ficar escondidos no armário. “A dica é optar por protetor que já tem cor, tem os tipo de protetor em pó também, esses ajudam tanto a segurar a maquiagem intacta quanto na hidratação da pele”, informa.

Para aquelas que possuem a pele mais oleosa, a recomendação é o uso de sabonetes próprios para a higienização. “Nos dias muito quentes, a preparação da pele deve ser ainda mais reforçada, maior quantidade de produtos para durar mais, aquela pele levinha apenas com base e blush que a gente vê nas passarelas, não funciona tanto na vida real”, frisa. Para isso, a Isabela ressalta que existem dois tipos de pó que auxiliam. O translucido e o compacto. “A finalização com um spray ajuda muito”, diz.

Entre os erros mais comuns das mulheres nessa época, a maquiadora destaca a falta de preocupação com a reposição de líquido perdido com as altas temperaturas. “Isso deixa a pele sem hidratação ideal e não segura como deveria a maquiagem do dia-a-dia”, explana.

 

“Emponderando a make”

Enquanto isso, na opinião da maquiadora Simone Cereja, a “cor da vez” é o living coral. Isso porque, conforme explica, quem dita a tendência de cores da moda para o design e qualquer área, é a Pantone – principal empresa de cores do mundo. “É uma mistura de pêssego com vermelho bem levinho e por se tratar de verão é uma ótima oportunidade para investir em tons que trazem saúde ao rosto, o chamado efeito fresh”, explica.

Na prática, a profissional denota que estamos em uma tendência mundial de “valorização dos traços femininos” sendo assim, a mulher de hoje está optando mais por maquiagens naturais sem transformar em “algo caricato”. “Elas são fortes, donas de si, de seus desejos e gostos, a maquiagem acompanha isso e ajuda a fortalecer a independência feminina”, expõe. Esse, para Simone, é apenas mais um sinal de que as mulheres devem se mais elas mesmas sem medo de assumir suas reais características.

Assim como faz a estudante Brenda Mariana de Oliveira, 21 anos. Apaixonada por maquiagem, confessa que não gosta muito dos tons florescentes e prefere optar pelo nude que é “coringa” e pode ser usado “sem restrições, tanto de dia como de noite” além de tons naturais que “realçam o olhar”. Outra escolha constante da jovem são as cores laranja e quentes. “São cores alegres, bem o que o verão pede”, relata.

 

Reflexo na autoestima

Em um cenário crescente de movimentos como feminismo e demais ações sociais que trazem a “despadronização” da beleza como bandeira, Isabella acredita que a consequência na hora de se maquiar é notória. Para ela, as mulheres estão mais conscientes de que os produtos são apenas um complemento e realce do que já existe. “Acho que isso é o bacana, se aceitar”, ressalta. No entanto, admite que a make ajuda no desenvolvimento da autoestima, pois as mulheres se “sentem mais seguras e com as qualidades realçadas”. Com isso, revela que é comum, clientes chegarem ao estúdio cabisbaixas e depois da produção “até se emocionarem”.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também