Termografia: fundamental exame para as mamas

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 21/10/2018
Horário 05:02

A termografia é uma tecnologia não invasiva disponível para mapear a microcirculação em associação com as alterações circulatórias da mama na pele. A tecnologia tem importante função em desempenhar avaliação da saúde das mamas, tanto em homens quanto em mulheres, no diagnóstico na distinção entre doença benigna e maligna, precoce, avançada e progressiva. A termografia das mamas também contribui no papel do monitoramento dos efeitos dos tratamentos clínicos, cirúrgicos, quimioterápicos ou radioterápicos, visto que a vascularização desempenha um papel importante no crescimento do câncer.

O exame da termografia mamário é através da captação da radiação infravermelha emitida pela pele e que será analisado a fisiologia, normal ou anormal, com informação em períodos muito precoces do que está acontecendo. Portanto, nas avaliações fisiológicas, os achados anatômicos podem não se correlacionar e nem estar presentes.

O caráter precoce para a detecção mais inicial possível de mudanças consistentes na doença da mama coloca este exame na vanguarda da prioridade, visto que outras tecnologias de geração de imagens estruturais, como a ultrassonografia, mamografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada, não fornecem informações vasculares e metabólicas da pele, onde somente este exame poderá oferecer imagens térmicas médicas. A aplicação clínica da termografia pode ajudar os médicos a entender a fisiopatologia da mama e melhorar os resultados dos pacientes.

São muitas as indicações para a realização da termografia medica em Mastologia. Mapeamento da temperatura e padrões vasculares da pele das mamas pequenas, grandes, densas, com doença fibrocística, pré e pós mastectomia, durante e após a quimioterapia e a radioterapia, pós reconstrução mamária, uso de prótese.

Importante que não há contraindicações na realização da Termografia. Mesmo com pacientes não cooperativas em várias situações clinicas, como no transtorno do espectro autista, na síndrome de down, na paralisia cerebral, conseguimos realizar a captação das imagens. A obtenção da história clinica ou do exame físico, não se faz necessária.

Como observação final, hoje em dia um grupo grande de mulheres religiosas estão sendo aos poucos orientadas para a realização da Termografia. Muitas destas pacientes não tiveram filhos e não amamentaram e nas estatísticas estão entre os maiores índices de câncer mamário. As mamas estão entre os órgãos que mais matam em todo mundo. Mulheres, mais que nunca, é importante cuidar da saúde!

Publicidade

Veja também