Termografia

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 23/08/2018
Horário 04:30

O nascimento de filhos requer intenso planejamento. Objetivar boas condições econômicas e preparar para mantê-los com excelente condição de saúde. Porém, no nascimento, poderemos notar algumas alterações físicas como doenças congênitas, má formação ou mesmo doenças caráter genético. Dentre as doenças genéticas, a Síndrome de Down é a mais conhecida.

Além de alterações comuns durante o crescimento, relacionadas ao tamanho e peso, processos infecciosos, diarreia, vômitos e febres, que trazem intenso degastes aos pais, cerca de metades das crianças com síndrome Down possuem doenças do aparelho cardiovascular e as cardiopatias congênitas. Leucemias podem ocorrer até 20 vezes mais que em crianças em geral. São frequentes também déficit auditivo e visual, otites, anemias, hipotireoidismo, refluxo gastresofágico, alteração da mastigação, doenças dentárias, doenças articulares da coluna e neuromusculares, bronquites, pneumonias, distúrbios do sono e apneia, sobrepeso e obesidade.

Estas possíveis alterações que acompanham a Síndrome de Down, isoladas ou múltiplas, poderão interpor-se com significativas repercussões durante a fase de crescimento, puberdade e amadurecimento destes pacientes. Profissionais médicos, fisioterapeutas, psicólogos juntamente com os pais travam intensa “batalha” na manutenção por uma vida com qualidade de vida adequada.

A ênfase no tratamento destas crianças predomina no aspecto cognitivo sobre os físicos, já que há a preocupação em ver a criança na escola, interagindo com os amigos, brincando, estudando e aprendendo; e que possam cuidar de si durante a vida adulta. Entretanto, muitas crianças com síndrome de down apresentam importante déficit de comunicação, não conseguem se expressar, e por mais que os pais tentem, infelizmente pode não passar.

A grande vantagem do exame por imagem, que é a termografia, consiste no fato de não necessitarmos de informações, história da doença atual, anamnese, pois a obtenção de imagens do calor emitido pela pele pode nos fornece dados dos quais podemos inferir uma infinidade de alterações inflamatórias e ou degenerativas. Bursites, tendinites, refluxo gastresofágico, bronquites, hérnias discais, fibromialgia são algumas destas alterações.

Assim, com um diagnóstico firmado, o tratamento e a prevenção serão buscados o mais rapidamente, proporcionando a estas pessoas uma melhor qualidade e expectativa de vida.

Publicidade

Veja também