TEMPO SECO

REGIÃO - TONINHO MORÉ

Data 20/09/2019
Horário 02:31

Por onde a gente anda as pessoas reclamam da falta de chuva e do tempo seco. Esse mês de setembro está sendo atípico e as chuvas não chegaram como de costume na primeira quinzena. Até o momento em que estávamos escrevendo a coluna não havia previsão de chuvas no extremo oeste do Estado.

CUIDADOS COM ÁREA RURAL

Na área rural, sitiantes e fazendeiros precisam tomar cuidado com incêndios nas pastagens e proximidades das sedes. Qualquer ação com fogo deve ser pensada antes, para que as chamas não se alastrem com o vento e cheguem até o capim seco.

NA CIDADE

As pessoas sentem o forte calor e sofrem com a queda da umidade relativa do ar. O período em que a temperatura fica mais alta é exatamente o de horário comercial, das 10h até às 16 h, e notamos que há poucas pedestres circulando pelas ruas. Há consequente queda de comercialização.

VIATURAS NOVAS

Notamos que existe um novo “design” para as viaturas da Polícia Militar no Estado. Elas agora são brancas com pequenos detalhes das cores utilizados pela corporação no uniforme. De início, as pessoas acham estranho, mas depois vão se acostumando.

PLACAR APERTADO

O placar foi apertado, sete votos a favor, contra seis. Estou falando da votação do projeto de lei que o prefeito Jorge Duran Gonzalez (PSD), de Presidente Venceslau, enviou para a Câmara Municipal solicitando a criação de 40 cargos comissionados para funcionários efetivos.

OPOSIÇÃO QUERIA 16 CARGOS

O projeto de lei chegou à casa e ficou quase um mês em discussão e os vereadores que fazem parte da oposição tentaram uma emenda para que apenas 16 cargos fossem aprovados, mas acabaram sendo vencidos pelo Executivo, que tem a maioria de vereadores na casa.

ARGUMENTO

O prefeito Jorge Duran está argumentando que este projeto de lei vai auxiliar bastante a administração, pois poderá criar cargos de chefia que antes eram ocupados por funcionários comissionados sem serem concursados. Os atuais 40, que foram autorizados, ganharão R$ 700 a mais por mês e não terão essa quantia incorporada no salário quando deixarem de serem chefes.

MERCADO DE IMÓVEIS

Apesar da crise e insegurança que paira sobre o país na área econômica, Presidente Venceslau vive um bom momento na área de mercado de imóveis. Bons negócios estão acontecendo todos os meses e sempre envolvendo grandes cifras. Também há leve aquecimento na área de construção, reformas e modernização de fachadas. Quer dizer, a cidade está ficando mais bonita.

INCRÍVEL!

Dias atrás, um veículo VW/Corsa bateu de madrugada num poste de 10 metros que fica na Avenida Tiradentes, entrada de Presidente Venceslau. O mesmo caiu e ficou amparado em um prédio do lado da via. Seria um acidente convencional, mas não. Trata-se do mesmo poste que havia sido derrubado por outro veículo há três meses. Nos dois casos só tivemos perdas materiais. A municipalidade será ressarcida e um poste novo será colocado no local.

PALMEIRAS

Não estou falando de futebol, mas sim de duas árvores, antes frondosas e bonitas, que estão situadas no começo do estacionamento do centro histórico de Presidente Venceslau. As folhas de ambas estão secando e há motivos para isso. O tronco das árvores foi perfurado de forma simétrica por pessoas que talvez tenham colocado algum produto que possa estar prejudicando a sua existência.

PALMEIRAS II

Esse caso das árvores foi denunciado pelo Blog do Toninho e a Secretaria do Meio Ambiente de Presidente Venceslau está tomando as providências necessárias para salvar as palmeiras e descobrir quem está efetuando tal maldade. Outras árvores de menor porte também foram afetadas pelo mesmo problema.

PROBLEMAS PARA O PROGRAMA NOSSO BAIRRO

A juíza Daiane Thaís Souto Oliva de Souza, da 2ª Vara da Comarca de Presidente Venceslau, atendeu ao pedido de liminar de urgência do Ministério Público de Presidente Venceslau contra a associação que criou o Programa Nosso Bairro na cidade. O documento proíbe a Anahis (Associação Nacional da Habitação de Interesse Social) a iniciar o projeto sem antes promover todas as ações legais que envolvem o investimento imobiliário.

AINDA PROGRAMA NOSSO BAIRRO

Esse programa está sendo desenvolvido por meios políticos e criou várias dúvidas ao ser apresentado na Câmara Municipal de Presidente Venceslau e depois discutido em rede social. Uma denúncia foi apresentada ao Ministério Público que apurou todos os detalhes e resolveu ajuizar uma liminar de urgência para conter o projeto até que o mesmo seja totalmente legalizado.

TURISMO EM PRESIDENTE EPITÁCIO

Conversamos por telefone com pessoas que estão ligadas à atual modernização da área turística de Presidente Epitácio. Boas novas vêm por aí. Está sendo feito um programa de competições náuticas, montagens de passeios aéreos e náuticos, e outras atividades que possam atrair pessoas para a cidade durante todo o período de agora até o final do verão.

AINDA TURISMO EPITACIANO

Lembramos que Presidente Epitácio tem um lindo espaço de orla junto ao grande lago Sergio Mota e já existe boa estrutura de moradia ou estadia turística com a presença de ranchos e pousadas. Vale a pena fazer uma visita no final de semana.

Publicidade

Veja também