Templo budista comemora 70 anos em Machado

REGIÃO - ESTEVÃO SALOMÃO

Data 17/06/2018
Horário 04:45
Cedida/Estevão Salomão - Cerimônia foi realizada ontem e contou com a presença de monges e da comunidade em geral
Cedida/Estevão Salomão - Cerimônia foi realizada ontem e contou com a presença de monges e da comunidade em geral

No ano em que em que o Brasil comemora 110 anos da imigração japonesa, o município de Álvares Machado celebra o 70º aniversário do Templo Anrakuji. Na manhã de ontem, cerca de 200 pessoas, em sua maioria orientais, participaram da celebração festiva no local, que contou com a presença de monges, culto ao Buda, além de confraternização e entrega de títulos.

De acordo com um dos organizadores do evento, Alberto Yukio Nakada, a ocasião tem como objetivo a união entre a comunidade japonesa e brasileira, sobretudo em relação aos princípios budistas e a gratidão pelo aniversário do mosteiro. “É um momento de partilha, onde podemos agradecer e aprender um pouco mais sobre o espírito da união”, diz.

Conforme Alberto, a ocasião também fortalece e revigora a importância da colônia japonesa no interior paulista, visto que, segundo ele, “a origem da cultura oriental sempre teve ligada a história de vários municípios paulistas”.

Com início às 10h, a festividade recebeu os monges Genyu Katata, Chijin Imura, e o bispo Mário Kajiwara, responsáveis pela celebração religiosa e a entrega dos documentos de honra ao mérito. Emitidos pela Federação Budista Sul-americana, os certificados homenageavam aqueles que contribuem ou contribuíram ao desenvolvimento e manutenção do templo em Álvares Machado.

Para o bispo Mário Kajiwara, as homenagens e toda atenção pelos 70 anos do templo propõem um momento de reflexão, especialmente em razão das conquistas registradas ao longo dos anos. “Convivemos num ambiente de harmonia, de respeito entre os povos e as gerações. Temos somente que agradecer”, acrescenta.

Com 91 anos de idade, Mite Matsuno diz que participa de todas as reuniões realizadas no local, o que acontece mensalmente. Segundo ela, o espaço reúne memórias dos falecidos, além de ser ambiente para reencontros com amigos e familiares. “São 70 anos de muita alegria, os quais tive a honra de participar. Temos sempre que prestigiar momentos como esse”, argumenta.

Ao fim do evento, todos os presentes participaram de uma grandiosa confraternização em respeito ao aniversário do templo e também da imigração japonesa no Brasil, a qual possui registros oficiais em 18 de junho de 1908.

Vale destacar que o Templo Anrakuji fica localizado na Rua Monsenhor Nakamura, 790, em Álvares Machado, e sua visitação ocorre mensalmente, com calendários individuais fornecidos no local.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também