Tem macarrão na salada!

  • 22/08/2018 07:25
  • Delícias & Delícias

A combinação de legumes e verduras com massas transforma a tradicional entrada em um prato principal completo. Confira três receitas deliciosas para serem servidas frias e prepare um almoço ou jantar rápido e saudável para o papai!

 

Salada de macarrão com rúcula ao vinagrete de laranja

 

Ingredientes: para a salada: 500g. de massa curta cozida al dente, 250g. de queijo mussarela cortado em cubos, 200g. de ervilhas frescas escaldadas, 200g. de palmito em cubos, 200g. de cenoura crua ralada, 100g. de salame fatiado e cortado em tiras, 200g. de creme de leite light, cheiro-verde a gosto, folhas de rúcula a gosto.

 

Para o vinagrete: ½ xícara (chá) de suco de laranja natural, ½ xícara (chá) de azeite, ¼ xícara (chá) de vinagre de maçã, 1 colher (chá) de gengibre ralado.

 

Preparo: Misture bem todos os ingredientes da salada, exceto a rúcula. Reserve. Misture todos os ingredientes do vinagrete. Reserve. Acomode as folhas de rúcula sobre uma saladeira grande. Tempere-as com o vinagrete de laranja. Disponha a salada de macarrão sobre as folhas. Sirva o prato frio.

 

Salada de salmão, fusilli e abobrinhas

 

Ingredientes: 50g. de salmão defumado, 100g. de fusilli tricolor cozido,  15 ramos de agrião, 4 colheres (sopa) de abobrinha cozida em cubos, 5 unidades de tomate-cereja, 1 colher (sopa) de azeite de oliva, vinagre a gosto, sal e pimenta-do-reino a gosto.

 

Preparo: Cozinhe o macarrão até que fique al dente. Cozinhe a abobrinha com pouca água e sal. Em uma tigela misture o sal, a pimenta-do-reino, o azeite de oliva e o vinagre. Em uma saladeira, distribua o agrião bem lavado, o macarrão, a abobrinha, o tomate-cereja e o salmão defumado. Acrescente o tempero e misture tudo levemente.

 

Salada de bifum com kani

 

Ingredientes: Para a salada: 2 cenouras médias, 2 pepinos japoneses, 250g. de kani, 750g. de bifum (macarrão oriental finíssimo feito de massa de arroz), 20g. de gergelim preto.

 

Preparo: Rale as cenouras e os pepinos sobre pedras de gelo para manterem a consistência crocante. Corte o kani à juliene. Ferva 1 litro de água e cozinhe o macarrão por aproximadamente 90 segundos. Após escorrer o macarrão, passe-o por água fria, dando um choque térmico para interromper a cocção. Misture bem todos os ingredientes da salada.

 

Para o molho: ½ xícara (chá) de azeite de oliva, ¼ xícara (chá) de vinagre de maçã, 5g. de gengibre. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje sobre a salada ou coloque em uma molheira. Salpique um pouco de gergelim preto sobre a salada para finalizar.

 

Vitaminas: uma ideia gostosa e saudável...

Frutas e leite. Uma combinação mágica e deliciosa que reúne o sabor das frutas e o incrível valor nutritivo do leite.  Você pode fazer as mais diversas combinações juntando frutas da estação e leite.

                       

Vitamina de Maçã e Goiaba

 

Ingredientes: 250ml. de leite, 1 goiaba com casca, 1 maçã com casca, 1 colher (chá) rasa de açúcar.

 

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva a seguir com gelo.

 

Vitamina de Pera

 

Ingredientes: 1 pera sem sementes, picada, 250ml. de leite, 1 colher (chá) de açúcar, gelo picado a gosto.

 

Preparo: Bata no liquidificador a pera, o leite e o açúcar. Sirva em seguida com bastante gelo.

 

Vitamina de Pêssego

 

Ingredientes: 1 pêssego sem casca e sem caroço, 3 colheres (sopa) de leite em pó desnatado, 1 colher (chá) de açúcar, 1 copo (150ml.) de água, gelo picado a gosto.

 

Preparo: Bata no liquidificador o pêssego, o leite em pó, o açúcar e a água até formar um líquido homogêneo. Sirva a seguir com gelo picado.

 

Gelatina de Morango

 

Prepare 2 caixinhas de gelatina de morango seguindo as instruções da embalagem. Leve a gelar. Quando estiver firme, junte no liquidificador a gelatina já firme, 1 lata de creme de leite e 2 colheres (sopa) de açúcar. Bata bem e despeje em forma de anel. Volte à geladeira por mais 4 horas. Retire e desenforme.

 

NUTRIÇÃO

 

Os diferentes tipos de gorduras

Saturadas: são aquelas que promovem o aumento dos níveis de colesterol. São encontradas principalmente nas gorduras das carnes, leite integral e seus derivados, biscoitos recheados, croissants, tortas, sorvetes cremosos, coco, gordura de coco e azeite de dendê.

 

Polinsaturadas: são aquelas que não promovem o aumento do colesterol. São encontradas em alguns óleos vegetais (milho, soja, girassol) e margarinas cremosas, e estão também na gordura de alguns peixes (cavala, arenque, truta, sardinha).

 

Monoinsaturadas: também não promovem o aumento do colesterol. São encontradas principalmente no azeite de oliva, óleo de canola, amendoim, avelã, nozes, castanha de caju e abacate.

 

Gorduras Trans: outro tipo de gordura que aumenta o colesterol. Os alimentos ricos em gordura trans são as margarinas em tabletes de consistência dura, gorduras industriais utilizadas na preparação de sorvetes, chocolates, cremes, molhos prontos, maionese e algumas sobremesas cremosas e gordura hidrogenada utilizada para frituras.

 

Colesterol: o colesterol presente nos alimentos interfere nos níveis de colesterol no sangue. Encontrado apenas em alimentos de origem animal.

 

Triglicérides: é um tipo de gordura presente no sangue, que em níveis elevados pode estar associado ao consumo de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos (açúcar, mel, bolos, doces em geral, chocolates, balas, refrigerantes, pães, massas, tortas, fubá e farinhas). A bebida alcoólica também deve ser evitada.

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Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

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