TecnoShow promove palestras para o agronegócio

Iniciativa tem como objetivo dar oportunidade para que produtores tenham acesso às tecnologias existentes no mercado e para que possam manter contatos e sanar dúvidas

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 11/09/2019
Horário 07:48
José Reis - Ciclo de palestras conta com a participação de empresas regionais para o auxílio a produtores
José Reis - Ciclo de palestras conta com a participação de empresas regionais para o auxílio a produtores

Teve início ontem e segue até amanhã, na Expo Prudente 2019, um evento voltado para o agronegócio e que ganhou o nome de TecnoShow. Conforme um dos organizadores da iniciativa, João Menezes, o ciclo de palestras objetiva dar uma oportunidade para que produtores tenham acesso às tecnologias existentes no mercado e para que eles encontrem empresas da região para a manutenção de contatos e sanar eventuais dúvidas.

Uma das palestras que chamou a atenção dos presentes foi a de nome “Potencial e perspectivas para o agronegócio na região de Presidente Prudente”, com o engenheiro agrônomo Júlio Cezar Marques Soares. O ciclo de palestras ocorre no Recinto de Exposições Jacob Tosello, ao lado do local destinado para a exposição de animais, que segue dentro da programação da expo.

O especialista afirmou à reportagem que o encontro tinha como foco levantar as características da região, como solo e clima, e abordar ainda o que tem ocorrido de mudanças nos últimos tempos, além de como utilizar isso em favor das produções. Com isso em mãos, ele ressalta que é possível, por exemplo, elaborar estratégias para os próximos 10 anos. “Vamos direcionar a conversa em duas vertentes: aos pequenos produtores ou médios ou grandes”. 

Essa divisão se deu, conforme o engenheiro agrônomo, já que o pequeno trabalha com base na economia familiar, quando normalmente não há o emprego de mão de obra, o que faz com que haja uma produção de sustento e que passará por gerações. Já os médios e grandes produtores, para Júlio, possuem a vertente de serem empregadores, o que faz com que a palestra tenha um foco no trabalho da estratégia de produção e que envolve uma “obra econômica”, gestão de capital e uso de tecnologias adequadas.

“A região tem potencial? Sim! Temos terras, água, sol e tudo o que necessita. O que precisamos fazer é gerencial os fatores de risco e trabalhar com a capacitação de mão de obra”, comentou à reportagem. Para isso, o profissional ressalta que os produtores precisam buscar parceiros e não trabalhar sozinhos, principalmente os pequenos produtores. “Os números da nossa região não são bons. Estamos na lanterninha se comparamos com outras regiões no que diz respeito à riqueza, por isso, precisamos recuperar o sistema e o produtor no trabalho sistêmico”, pontua.

Agenda TecnoShow

Dia: Hoje

Local: Recinto de Exposições Jacob Tosello

8h - Café da Pecuária

9h – Influência da nutrição na qualidade do leite

10h – Potencial da pecuária leiteira no desenvolvimento regional

11h – A importância da saúde intestinal no gado leiteiro

14h – Pró-genética: Programa de melhoria da qualidade genética do rebanho bovino brasileiro

15h -    Substituição total de microminerais inorgânicos em bovinos de corte: O que sabemos?

16h – Novas tecnologias: Sementes para pastagem e lançamento novas variedades

Dia: Amanhã

Local: Recinto de Exposições Jacob Tosello

9h – Gestão da fazenda à distância: Como vencer os desafios com a tecnologia

10h – Desafios e oportunidades do cultivo moderno de algodão no oeste paulista

11h – O Pós-Car e suas relações com os contratos agrários

Publicidade

Veja também