TECNOLOGIA & NEGÓCIOS

Maria Ferri

COLUNA - Maria Ferri

Data 26/01/2020
Horário 06:18

EMPREGOS
Aprenda a operar robôs

Estamos na era da inteligência artificial (IA). Se você ainda não sabe do que se trata, lembre-se daqueles filmes de ficção científica em que robôs assumem tarefas de humanos. Isso já é realidade, muito mais do que nos damos conta. Fazemos buscas no Google, graças a robôs. As recomendações que recebemos no Facebook e Spotify são enviadas por robôs. Aquelas propagandas que nos perseguem depois que clicamos num produto são acionadas por robôs.
Já há invenções incríveis como carros dirigindo sozinhos. E reflexos no atendimento ao consumidor, como supermercados onde os consumidores já compram e passam a compra em terminais sozinhos. Nas fábricas do Brasil, a IA também é uma realidade. Máquinas aprendem com experiências e passam a executar tarefas repetitivas antes feitas por humanos.
Nesta semana, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a chamada Indústria 4.0 pautou algumas discussões. Uma das conclusões dos pesquisadores é que o mundo do trabalho está sendo cada vez mais moldado pela IA. Com isso, profissões estão deixando de existir. Porém, a boa notícia é que novas profissões já surgiram e vão surgir. A questão é como cada um de nós irá se preparar para a nova realidade. Teremos que buscar qualificação para lidar com as máquinas. Ou aprendemos, ou nós, humanos, é que ficaremos obsoletos.


AUTOMAÇÃO
Máquinas X futuro dos jovens

Ainda falando de Davos, Relatório Emprego dos Sonhos?, lançado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) durante o Fórum Econômico Mundial, que mapeou sonhos profissionais de 600 mil jovens de 15 anos em 79 países, entre eles, o Brasil, apontou que 39% dos empregos citados na pesquisa correm o risco de serem automatizados dentro de 10 a 15 anos. 


CELULARES  5G
50% dos aparelhos até 2023

Tecnologia 5G deve alavancar  as vendas dos celulares em dois anos. É o que aponta pesquisa da Gartner, empresa de análise de dados. Para 2020, a previsão é de que 12% dos aparelhos comercializados tenham essa tecnologia. Já em 2023, estimativas apontam que aparelhos 5G representem 50% das vendas.

INSTAGRAM
Botão do IGTV retirado

Instagram removeu da tela inicial o botão de acesso ao IGTV, aplicativo de vídeos que funciona dentro do Instagram. Mas o IGTV continua funcionando.
Em declaração ao site TechCrunch, um representante do Facebook explicou que “muito poucas [pessoas] estavam clicando no ícone no canto superior direito da tela inicial”. O IGTV continua acessível na aba “Explorar”.

FUTURISMO
Lentes de contato com textos?

A startup Mojo Vision apresentou uma lente de contato que mostra as informações diretamente nos olhos do usuário. A novidade foi demonstrada na CES 2020, Feira de Eletrônicos de Las Vegas. A empresa ainda prometeu oferecer recursos para o aprimoramento de visão como zoom e outros elementos que ajudem as pessoas com distúrbios da visão. O produto ainda é um protótipo. A startup pretende comercializá-lo em dois anos.

UBER
Gravação de áudio no app

A empresa Uber está inovando ainda mais para aumentar a segurança. Nas próximas semanas, entrará em funcionamento o U-Ajuda, que utiliza GPS e sensores para detectar paradas fora de rota ou muito longas. Em situações atípicas como essas, o app fará checagem automática enviando mensagens com direcionamento para ligações à polícia, abertura de chamado no app e o compartilhamento da viagem. Também será possível gravar áudios da corrida para ajudar em investigações.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também