Tecnologia e serviços públicos: juntos em benefício dos cidadãos

EDITORIAL -

Data 19/09/2019
Horário 04:01

E na semana em que Presidente Prudente completou seus 102 anos, ela foi destaque nacional figurando na 31ª posição entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil em 2019. Nossa centenária está esbanjando jovialidade, ao se inserir com maestria em um cenário que parece não ter mais volta: o avanço tecnológico. E, mesmo localizada no extremo oeste paulista, muito distante da capital, no “interiorzão”, Prudente tem se tornado cada vez mais um polo tecnológico, mostrando que, na era da globalização, pouco importa a localização. Estamos todos conectados.

O levantamento integra a quinta edição do Ranking Connected Smart Cities, da “Revista Exame”, e mostra que, em um ano, a capital da Alta Sorocabana subiu 19 posições – passando do 50º para o 31º lugar. Com frequência, este diário tem trazido aos leitores as inúmeras novidades implementadas na Fundação Inova Prudente, como o espaço coworking, que possibilita muito mais do que o compartilhamento de espaço entre profissionais de diversas áreas, mas a troca de informações, know-how e experiências.

Em todas as áreas, Prudente tem usado a tecnologia a seu favor e dos munícipes, facilitando a comunicação entre as partes e a prestação de serviços. Na saúde, por exemplo, os prontuários eletrônicos e controle de medicamentos e vacinações têm agilizado o setor. Já na educação, o georreferenciamento viabiliza vagas em unidades de ensino infantil, de acordo com o endereço dos alunos. De modo geral, conforme a Prefeitura, mais de 90% dos serviços ofertados pela administração municipal podem ser resolvidos por meio da internet, como a abertura de empresas, sendo que esse avanço foi responsável por diversos benefícios, como a redução de 90% na quantidade de papel nas repartições.

Já há algum tempo, Prudente tem prestado atenção na tecnologia, como forma de buscar o desenvolvimento. E pelos frutos que vem colhendo, ela está na direção certa. Mais do que acompanhar as mudanças, é preciso estar na vanguarda dos acontecimentos.

Publicidade

Veja também