Tecnologia é aposta para crescimento do setor

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 15/03/2018
Horário 10:43
José Reis, Diretoria da Apas defende modernização dos pequenos mercados
José Reis, Diretoria da Apas defende modernização dos pequenos mercados

Você já imaginou abastecer o carrinho no supermercado e, em seguida, realizar o seu próprio atendimento no caixa? Esta é apenas uma das tecnologias que acompanham a expansão do setor supermercadista na região de Presidente Prudente. Por enquanto, a novidade está presente somente nos grandes estabelecimentos, mas a diretoria da Apas (Associação Paulista dos Supermercados) defende a sua pulverização nas pequenas lojas, o que ficou mais simples com a ampliação do acesso aos equipamentos e a divulgação das inovações que permeiam este segmento. Justamente com o objetivo de propagar essas informações, a associação promove entre os dias 7 e 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, a 34ª edição do Apas Show, oportunizando que fornecedores da cadeia de abastecimento apresentem suas novidades, lancem produtos e fechem negócios.

O diretor regional da associação, Aparecido Pires, destaca a importância dos pequenos comerciantes terem conhecimento sobre as tecnologias disponíveis para a otimização dos seus serviços, considerando que a implantação de ferramentas inovadoras favorece a competitividade e, consequentemente, reduz o preço das mercadorias para o consumidor. Segundo o representante, a iniciativa contribui ainda para a geração de empregos, sendo que os supermercados representam hoje o setor que mais cresce em termos de contratações.

Com relação ao self-checkout, isto é, os caixas sem atendentes, o presidente da Apas, Pedro Celso Gonçalves, pondera que, apesar de eliminar o posto do operador de caixa, viabiliza empregos para quem fabrica ou faz a manutenção dos equipamentos, além de incentivar que os antigos atendentes busquem capacitação e se adaptem aos avanços do mercado. Ele pondera que, até quatro anos atrás, a importação desse tipo de tecnologia era inviável para os pequenos supermercados, mas hoje já está acessível.

A dificuldade em sua implantação é, portanto, cultural, já que há muitos comerciantes que ainda têm receio quanto ao comportamento dos seus clientes. “Eles temem que o consumidor não vá passar a sua mercadoria, mas trata-se de uma tecnologia inteligente. Isso porque a base que suporta os sacos plásticos conta com uma balança embutida, então o software compara o peso registrado pelo scanner com o que consta no sistema”, explica.

 

Controle de gestão

Outra novidade que ainda é onerosa, mas facilitará a administração dos supermercados, diz respeito a um software capaz de “travar” o caixa quando é detectado algum produto fora da data de validade. Para o vice-presidente dos Supermercados Estrela, em Prudente, Marcelo Nicoluci, tecnologias como esta são caras, pois demandam a substituição de equipamentos, porém, favorecem a gestão do estabelecimento. “Antes tudo era feito com uma calculadora. Hoje, no entanto, se o supermercadista não tiver um bom sistema de controle de estoque e precificação, ele não consegue fazer este gerenciamento”, avalia.

A diretoria da Apas também se mostra preocupada com o sistema de refrigeração dos supermercados, posto que, atualmente, o consumo de energia é uma das principais despesas do setor. Além de visar uma maior eficiência energética, o segmento também está interessado em equipamentos mais ecológicos e com menos prejuízos para o meio ambiente.

Para o representante dos Supermercados Super Neto, em Presidente Epitácio, Aparecido Omote, o evento apresenta, de forma geral, o que há de mais moderno em relação aos serviços e produtos, beneficiando toda a população brasileira, dado que 85% dos consumidores utilizam o supermercado para o seu abastecimento. “Este número mostra como as melhorias no setor são importantes e a Apas tem uma capilaridade muito grande nesse sentido, pois se antes tais tecnologias não faziam parte da nossa realidade, hoje todas as pequenas, médias e grandes cidades têm acesso”, pontua.

 

SERVIÇO

De acordo com a Apas, o supermercadista que desejar se inscrever na feira deve acessar o site do evento e seguir os procedimentos, bem como conferir as informações sobre os valores. O link é o apasshow.com.br/inscricoes.

Publicidade

Veja também