Técnico analisa chances de PP em torneio

De acordo com o treinador David Teles, as equipes do sub-15 e sub-17 possuem chances de disputar a final da competição; sub-13 trabalha técnica individual

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 09/06/2019
Horário 06:09
José Reis - Dentro das categorias, equipes de Prudente somam quatro vitórias e uma derrota
José Reis - Dentro das categorias, equipes de Prudente somam quatro vitórias e uma derrota

Desde o início de maio, tá rolando no Estado de São Paulo a LBC (Liga de Basquete do Centro Oeste Paulista), com jogos sediados em várias regiões, representadas por equipes na competição. Presidente Prudente, que é figurinha carimbada com a equipe Semepp/Unimed/Edespp, soma algumas derrotas e vitórias. A pouco de se aproximar da metade do campeonato, o técnico à frente dos grupos, David Teles, já consegue avaliar que a cidade tem chances de chegar à final com os times do sub-15 e sub-17.

Isso porque, conforme o treinador, são duas equipes “mais estruturadas”, uma vez que já estão em treinamento e sendo acompanhadas em demais competições há pelo menos dois anos. “São grupos que já se conhecem, que possuem uma sintonia maior e podem, sim, lutar pelo título, cada uma dentro de sua categoria”, completa. Ele não deixa de dizer que essa é a expectativa existente.

E se for avaliar pelo desempenho das meninas até agora, tudo indica que o esforço para que a chegada até a final ocorra está sendo feito. No sub-15, por exemplo, dos dois jogos, somaram duas vitórias. E no sub-17, de acordo com David, um jogo e também uma vitória. Ou seja, até agora, 100% de aproveitamento.

Mas para que isso seja mantido, o treinado conta à reportagem que o que é trabalhado dentro de quadra é o conceito tático, com mais ênfase. “Elas já têm uma leitura melhor do que é o jogo, de como funciona um campeonato. Então, aproveitando isso, o que a gente intensifica com elas é o treinamento físico e as táticas de ataque e defesa”, complementa David.

Por outro lado, de todo modo, ele lembra que o final da competição está longe de chegar (outubro ou novembro), “e por isso, ainda tem muita água para rolar”. Mas no que tange ao nível até agora da LBC, David destaca que já é comum ter equipes bem fortes, como Palmital, Araçatuba e Lençóis Paulista. “Contudo, pensando em Prudente, tá sendo legal ver que a qualidade técnica vem melhorando, e que o campeonato também vem atingido a parte da socialização das atletas, que é dos cunhos do esporte”, pontua.

Sub-13

E além das equipes sub-15 e sub-17, Prudente vem sendo representada pelo time feminino do sub-13, como dito. Na liga, as meninas começaram com uma derrota e uma vitória até agora. E por ser uma categoria de entrada liga, David situa que a inexperiência é compensada pela vontade de aprender e a oportunidade de ir moldando o grupo. “Com isso, a gente tem a oportunidade de conhecer melhor cada garota dentro de quadra, e tirando melhor de cada uma”, finaliza. Ainda segundo o técnico, o conjunto vem melhorando pouco a pouco.

Próximos desafios

Os próximos compromissos das equipes Semepp/Unimed/Edespp ocorrem hoje em Prudente, às 10h, no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, onde a equipe sub-13 enfrentará a Unimed/Tupã. E no dia 16, fora de casa, quando as equipes sub-15 e sub-17 irão até a cidade de Avaré para enfrentar as equipes Semepp/Avaré/AABA. O primeiro jogo será às 11h, pelo sub-15.

Publicidade

Veja também