Taxistas de PP lançam aplicativo com “preços mais acessíveis”

Com a ferramenta, já disponível para download, profissionais esperam recuperar a demanda de passageiros perdida para o Uber

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 03/05/2018
Horário 09:08
Cláudio, que exerce a profissão há 18 anos, diz que objetivo é atingir pessoas que não costumam utilizar o serviço
Cláudio, que exerce a profissão há 18 anos, diz que objetivo é atingir pessoas que não costumam utilizar o serviço

Agora os prudentinos podem contar com uma nova opção quando o assunto é pedir um transporte. O aplicativo Taxi 10 é uma iniciativa dos taxistas de Presidente Prudente e visa melhorar, principalmente em aspecto financeiro, o atendimento aos clientes. Com a chegada do Uber, conforme alguns profissionais consultados, houve uma queda de 40% na demanda de passageiros, por isso, o objetivo é promover o mesmo conforto e segurança de antes, mas agora com um preço “mais acessível”, além de tentar atingir novas pessoas que não costumam utilizar o serviço.

O aplicativo já está disponível para download gratuito em celulares Android via Playstore e, assim como Uber, já apresenta valor da corrida previamente. “Um trajeto do centro ao Ana Jacinta, que antes sairia por R$ 30, no aplicativo geralmente custa 15”, frisa Cláudio José, taxista há 18 anos.

Além disso, o app calcula um valor igual para ida e volta de um mesmo local que, segundo ele, não acontece no outro aplicativo. “Muitas vezes fica até um pouco mais barato que o deles”, relata. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito, débito ou dinheiro.

 

Taxi 10

A ideia, conforme Claúdio, é oferecer um atendimento personalizado, padronizando desde carros com adesivos até uniformização de motoristas. Além disso, estabelecer o serviço preferencial para idosos e cadeirantes. “Muitas vezes você chega no hospital, tem uma senhorinha lá e precisa de ajuda para entrar no carro, já fazemos isso há muitos anos, mas agora vamos manter essa linha”, explica.

Concorrendo de igual para igual, o motorista ressalta que buscam brigar por meio de preços e não com manifestações como ocorre em outras cidades. Além disso, reforça que o diferencial do táxi é a segurança por ter regulamentação de documentos, alvarás de funcionamento, motoristas e serviços fiscalizados pela Semav (Secretária Municipal de Assuntos Viários), enquanto o Uber não possui uma vistoria e nem uma central de atendimento caso seja necessário.

“Queremos chegar até a população que não anda de táxi, aumentar o fluxo e as pessoas que utilizam. Clientes que já usaram o Taxi 10 falaram que se sentem mais seguros e que chegaram a optar pela concorrência devido ao preço, por isso, pensamos em dar esse passo”, relata Cláudio. Ele explica que com a crise, a ferramenta também é uma forma de preservar a profissão.

Conduzindo os volantes há sete anos, Gilmar Teles espera que, com o serviço mais barato, busque inclusive as pessoas que hoje andam de transporte coletivo e consiga tirar a ideia que as pessoas têm na cabeça de que táxi é algo caro. “Vamos investir muito em propaganda em rádios, outdoor, o preço é compatível com ônibus se dividir a viagem com mais pessoas e tem mais conforto”, pontua.

 

Agora é só o app?

Não, de acordo com Gilmar, o atendimento via telefone continua valendo. “Vamos atender das duas formas, porque tem pessoas, geralmente de idade, que não sabem mexer no aplicativo, então ainda podem ligar na central e pedir”.

 

Como ficou barato?

Claúdio revela que hoje a frota de automóveis que são utilizados está em uma faixa de preços de R$ 50 mil ou mais e, com as mudanças, o ganho dos motoristas caiu um pouco. Por isso, caso seja necessário, para seguir o nível de preços melhores, na próxima troca de frota a opção sejam carros mais baratos. “Mas se o fluxo aumentar, talvez não precise, acredito que vai manter”. Ele informa que o objetivo é fazer 120 mil corridas por mês.

 

Serviço

Para fazer o download do app, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone Android e procurar por Taxi 10. A ferramenta é gratuita e já está em funcionamento.

Publicidade

Veja também