Taxa de homicídio rende a região de Prudente título de mais segura do Estado

Números divulgados pela Polícia Militar mostram que no ano passado a área do CPI-8 catalogou a média de 5,22 homicídios a cada 100 mil habitantes, (2%) do Estado

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 18/06/2019
Horário 04:23
José Reis - Bugalho assinou renovação do programa Atividade Delegada ontem
José Reis - Bugalho assinou renovação do programa Atividade Delegada ontem

A região de Presidente Prudente é considerada a mais segura do Estado de São Paulo, quando levado em conta os índices criminais envolvendo homicídios dolosos calculados a cada 100 mil habitantes. A pesquisa leva em consideração cálculos referentes a 2018, levantados por meio de indicadores da SSP (Secretaria de Segurança Pública) com base na população contabilizada pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Constatou-se que na região do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior) houve 5,22 homicídios (58 crimes) pela taxa de moradores, ocupando primeiro lugar no ranking. O valor representa 2% do Estado de São Paulo, que foi de 6,62 homicídios (2.913 crimes) no ano passado.

Os valores da criminalidade foram mencionados ontem, durante visita de representantes do CPI-8 à Prefeitura. O encontro contou com a presença do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), secretariado e conselhos de segurança, oportunidade em que foi apresentada a revisão do Planejamento Estratégico de Segurança Pública ao município. “Estamos entre as cidades mais tranquilas, o que é uma ótima notícia porque atrai investimento e o cidadão se sente seguro vendo a presença da Polícia”, salienta o coronel.

Como acompanhado por este diário e reforçado por autoridades nos últimos meses, a região é a mais segura do Estado. Conforme a autoridade, a visibilidade somada aos índices traz a sensação de tranquilidade.  E para que os índices sejam cada vez melhores, o auxílio é válido. “A população pode ajudar, trazendo informações e denuncias, seja pelo 190 ou 181 [disque-denúncia]. Acredito no envolvimento da sociedade e lideranças participando conosco”, pontua.

Renovação de contrato

Dentre os programas de participações citados pelo coronel, está o convênio de Atividade Delegada. Inclusive, na tarde de ontem houve a renovação do contrato com a municipalidade pelo período de mais um ano. Conforme a PM, 12 prédios públicos recebem o serviço, que disponibiliza policiais em dias de folga para atuar na segurança dos espaços. O documento foi assinado pelo prefeito Bugalho. “Nossa vontade é aumentar os pontos. Não fazemos neste momento porque temos que melhorar, evidentemente, a questão orçamentária”, afirma o chefe do Executivo. “É uma forma de cooperação da Polícia Militar com o poder público municipal”.

 

NÚMEROS 

ÁREA DO CPI-8 APRESENTOU BAIXA TAXA DE HOMICÍDIO

Números foram divulgados ontem pela Polícia Militar, e tem como referência as ocorrências catalogadas em 2018

 

5,22

Índice de homicídios dolosos registradas na região em 2018

 

6,62

Índice de homicídios dolosos registradas no Estado em 2018

Publicidade

Veja também