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Sua posição na curva normal

  • 09/01/2020 04:30
  • Jair Rodrigues Garcia Júnior

Fitness e wellness são termos dos EUA que significam praticante de exercício bem condicionado e praticante de exercício em condição de bem estar, respectivamente. Mas qual é a referência para ser considerado fitness?

Há vários testes para medir as capacidades físicas, incluindo alguns que requerem apenas um cronômetro. Qual deles seu professor ou personal trainer está aplicando em você trimestralmente ou semestralmente? Se faz aquelas medidas bem básicas de peso, altura, circunferências, dobras cutâneas, calcula o IMC (índice de massa corporal) e percentual de gordura, está medindo pouco.

CONDICIONAMENTO FÍSICO PREVENTIVO

Há muitos praticantes de exercícios com objetivo de saúde, mas quanto esse treinamento está realmente proporcionando o condicionamento físico preventivo para diversas doenças? Certamente, 90% ou mais dos praticantes não sabem por que não são (ou nunca foram) devidamente avaliados.

CURVA NORMAL

Conhecida também como Curva de Gaus, é uma representação gráfica da frequência de resultados para um dado parâmetro, podendo ser simétrica ou assimétrica. O centro representa a média da população e os valores mais próximos, onde há maior frequência de resultados. Estar numa das extremidades pode ser bom ou ruim, dependendo do parâmetro.

CAPACIDADE AERÓBIA

Durante quanto tempo e em qual velocidade você consegue caminhar ou correr? Quanto mais prolongado o tempo e mais veloz seu exercício, maior sua capacidade dos sistemas cardiorespiratório e muscular. Isso significa maior aptidão para os eforços e maior proteção contra doenças.

RESISTÊNCIA MUSCULAR

Quantos agachamentos com o peso do corpo, quantas flexões-extensões de braços, quanto abdominais no chão etc, você consegue fazer continuamente ou com breves pausas? A capacidade dos músculos em se contrairem repetidamente movimentando uma carga (mesmo sendo o próprio corpo) indica adaptação dos musculos e evita doenças.

FORÇA

Você carrega uma caixa de leite com 12 L ou dois sacos de 5 kg de arroz com dificuldade? São pesos relativamente leves para um adulto, mas a falta de estímulo regular (treino) para os músculos faz com que as tarefas que exigem força se tornem muito difíceis. Perceba que não se trata de levantar mais de 100 kg, mas sim da capacidade dos músculos em lidar com 10, 20 ou 30 kg, requerendo “força média”.

Sobre o condicionamento físico, certamente outras capacidades são também importantes (leia “condicionamento físico amplo”) e você deve procurar se manter acima da média para sua idade.


 

 

 

 

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Professor universitário e coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unoeste.

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