Sua capacidade aeróbia

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Talvez já tenha acontecido com você, um parente ou amigo a situação de, por necessidade, sair correndo por apenas 50 a 100 m para não chegar atrasado a um compromisso, embarque etc. Mesmo não sendo uma corrida tão rápida, provocou exagerada aceleração da respiração, da frequência cardíaca e até cansaço em poucos minutos. Isso está relacionado à sua (falta de) capacidade aeróbia.

PRODUÇÃO DE ENERGIA
Todas as células corporais precisam de energia fornecida por uma molécula denominada ATP. Esta é consumida e deve ser produzida continuamente usando outras moléculas (principalmente glicose, gorduras e fosfocreatina). Essa produção pode ser anaeróbia (sem O2) ou aeróbia (usando O2) e cada qual tem suas vantagens e desvantagens. Ao longo do dia dependemos 98% do sistema aeróbio, mas quando realizamos um esforço muito intenso de pouco segundos, usamos 95% dos sistemas anaeróbios.

FRASE PARA DESTACAR: A atividade muscular pode elevar o consumo de O2.

 

UANTO O2 É USADO
Uma pessoa de 70 Kg consome cerca de 14,7 L/h ou 352,8 L/d de O2 para realizar suas atividades normais sem esforço extra. Porém, se realizar uma corrida com média de 12 Km/h durante 30 min, consumirá nesta atividade 88,2 L de O2. Isso mostra quanto a atividade muscular pode elevar o consumo de O2 e também aumentar o gasto de energia. Além disso, os músculos e o sistema cardiovascular podem se adaptar para aumentar a capacidade de utilizar o O2.

CONSUMO MÁXIMO DE O2 (VO2 máx)
Indica a capacidade máxima de produzir energia durante um exercício, utilizando o sistema aeróbio. Depende da capacidade de captar (pulmões e vias aéreas), transportar (coração e vasos) e utilizar (mitocôndrias das fibras musculares) o O2. O VO2 máx de um adulto jovem ou de meia idade sedentário é menor que 35 mL/Kg/min, por isso fica ofegante com a corrida mencionada no início. Para uma pessoa com bom condicionamento o valor é próximo de 45 mL/Kg/min e para um atleta pode chegar em 55 a 60 mL/Kg/min. 

QUAL É SEU VO2máx?
Há vários testes e um dos mais simples é o Teste de Cooper. Você precisa de um cronometro e de um percurso com marcações a cada 50 m. Solte o cronometro e corra (ou caminhe rápido ou alterne) a maior distância que conseguir em 12 min. Anote a distância em metros e calcule: VO2máx = (dist. - 504,1) / 44,8. Resultado em mL/kg/min. Faça o teste e treine para chegar nos valores de VO2 máx do Sinomar (maratonista) e do Paulo Leite (triatleta, proprietário da Academia Winner), que certamente estão próximos de 50 mL/Kg/min. Veja meu post no Instagram e poste seu resultado nos comentários.


 

 

 

Publicidade

Veja também