SP anuncia rede de testes para Covid-19 com até 2 mil exames diários

Serviços de 17 laboratórios da USP se unem em parceria com o Instituto Butantan

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 23/03/2020
Horário 14:45
AI do governo - Serviço começará a operar a partir de quarta-feira
AI do governo - Serviço começará a operar a partir de quarta-feira

O governador João Doria (PSDB) anunciou hoje a criação de uma rede de testes para o novo coronavírus, Covid-19, em São Paulo. O serviço será realizado por uma rede de 17 laboratórios ligados à USP (Universidade de São Paulo), com apoio do Instituto Butantan.

A nova rede começará a funcionar na quarta-feira. A capacidade será de 2 mil testes por dia, que atenderão prioritariamente as pessoas atendidas em unidades de saúde e que apresentarem sintomas da doença, além dos próprios profissionais de saúde.

“Testar, testar e testar. É a orientação da Organização Mundial de Saúde. A partir de quarta, teremos mais 2 mil exames diários”, declarou o governador. O Butantan expandiu a capacidade para processar até mil testes de Covid-19 por dia.

Além do Butantan, somente o IAL (Instituto Adolfo Lutz) realizava os testes de coronavírus na capital paulista. Com o apoio dos laboratórios ligados à USP, a rede vai identificar mais rapidamente casos positivos de coronavírus de forma a isolar pacientes infectadas o mais rápido possível.

A Prefeitura de São Paulo também vai reforçar a rede de testes do coronavírus na capital. O prefeito Bruno Covas (PSDB) confirmou a aquisição de 100 mil exames para uso nos postos da rede municipal de saúde.

Até o início da tarde de segunda-feira, o Brasil registrava 1.561 casos confirmados de coronavírus. Do total, o Estado de São Paulo registrava 631 pacientes infectados e 22 mortes provocada pela Covid-19.

Publicidade

Veja também