Foto:

SOPAS QUENTINHAS

  • 26/06/2019 09:50
  • Delícias & Delícias

Aqueça o corpo e o espírito com as deliciosas sopas que preparamos especialmente para você.

 

Sopa de Mandioca com Carne

 

Ingredientes: 300g. de carne bovina magra, 250g. de mandioca (4 pedaços médios), 1 dente de alho, 1 cebola pequena, 1 tomate vermelho, 1 colher (sobremesa) de azeite, sal.

 

Preparo: Corte a carne em cubos e refogue com a cebola e o alho. Acrescente a mandioca, o sal, o tomate e 2 xícaras de água. Deixe cozinhar até ficar macia. Acrescente mais água durante o cozimento. Coloque o azeite e sirva em seguida.

(4 porções com 27kcal cada)

Sopa Caseira

 

Ingredientes: 200g. de músculo magro, 1 cebola picada, 2 tomates picados, 1 maço de cheiro-verde, 2 litros de água, 3 mandioquinhas, 2 cenouras, 2 xícaras (chá) de couve picada.

 

Preparo: Frite o músculo até dourar. Junte a cebola, o tomate, o cheiro-verde e a água fervente. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos e junte a mandioquinha e a cenoura. Deixe cozinhar até amolecer. Retire a carne e bata o restante no liquidificador até ficar um creme. Pique a carne e volte à panela com o creme e a couve e deixe por mais 5 minutos.

(6 porções-173 kcal)

 

Sopa de Aveia

 

Ingredientes: 1 dente de alho, ½ cebola, 2 colheres (sopa) de cenoura, 2 colheres (sp) de abobrinha, ½ chuchu, 1 tomate, 1 talo de salsão, 1 pires (chá) de espinafre cru, 4 colheres (sp) de aveia em flocos, 3 xícaras (chá) de água, 3 fatias médias de queijo frescal light, pouco sal, salsinha e cebolinha à vontade.

 

Preparo: Pique a cenoura, a abobrinha, o chuchu e o tomate em cubos pequenos e reserve. Numa panela refogue a cebola e o alho e acrescente os legumes picados, a água e os temperos. Deixe cozinhar em fogo baixo até que os legumes estejam macios. Retire do fogo, junte a aveia em flocos e o queijo frescal cortado em cubos pequenos, mexendo delicadamente. Sirva ainda quente.

(2 porções -180kcal)

 

Sopa de Vegetais com Carne

 

Ingredientes: 1 cenoura, ½ chuchu, 1 tomate, ½ prato (mesa) de acelga crua, 1 colher (chá) de sal, 250g. de carne bovina magra, picada ou moída, 1 dente de alho, ½ cebola pequena, ½ abobrinha média.

 

Preparo: Pique em cubos pequenos a cebola, a abobrinha, o tomate, o chuchu, rale a cenoura e reserve. Corte em cubinhos a carne e a acelga em tirinhas finas. Refogue o alho amassado, a cebola e a carne e acrescente 3 xícaras de água e o sal, deixe cozinhar por 20 minutos, ou até que a carne esteja macia. Acrescente a abobrinha, a cenoura, o chuchu, o tomate e a água suficiente para que todos os ingredientes cozinhem. Minutos antes de desligar o fogo, acrescente a acelga, misturando bem. Sirva em seguida.

(4 porções -160kcal)

 

Sopa de Lentilha

 

Ingredientes: 1 dente de alho, ½ cebola, 1 folha de louro, 1 tomate, 1 talo de salsão, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de salsa, ½ xícara (chá) de lentilha crua, 1 cenoura em cubos pequenos, 30g.de bacon fatiado, 600ml. de água.

 

Preparo: Em uma panela refogue o alho e a cebola. Acrescente o tomate, a folha de louro e o aipo em cubinhos, o bacon, a lentilha, o sal e a água quente. Deixe cozinhar até que os ingredientes fiquem macios.

(4 porções – 150kcal)

 

NUTRIÇÃO

 

DICAS QUENTINHAS PARA ACERTAR NA HORA DA SOPA

 

Não basta investir na sopa, tem que apostar nas opções corretas!

 

 

•           O maior erro pode estar no acompanhamento. Evite pão francês, torradas, biscoitos ou os famosos croutons. Prefira uma fatia de pão integral. Porém, se a sopa for de feijão, mandioquinha ou tiver arroz na receita, dispense qualquer acompanhamento.

 

•           Para engrossar o caldo sem aumentar as calorias, bata todos os ingredientes no liquidificador. Ou adicione uma gema de ovo batido, ½ colher de sopa de aveia ou farinha integral.

 

•           Consuma a sopa logo depois do seu preparo. Para quem busca a praticidade, uma sugestão é fazer a quantidade indicada pela receita, dividir em pequenas porções e congelar. Contudo, quando você for esquentá-la, acrescente vegetais frescos para reforçar o seu valor nutricional.

 

•           Esqueça o creme de leite. É certo que ele deixa qualquer sopa mais gostosa. Porém, 15 gramas do produto equivale a um ganho de 40 calorias

ÚLTIMAS DO AUTOR

Hoje, existe uma variedade de pimentas, que temperam pratos de cozinhas tão distintas quanto à baiana e a árabe

Toque Picante

  • 21/08/2019 05:35

Com sabor de quero mais...

  • 14/08/2019 05:07

Como evitar o desperdício

  • 07/08/2019 07:59
Delícias & Delícias

Delícias & Delícias

Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

PUBLICIDADE