Sincomércio faz 43 anos

Destes, 34 são sob o comando de Vitalino Crellis, cuja história se confunde, por vezes, com a do sindicato; ele comenta sobre os rumos do comércio de Presidente Prudente

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 08/03/2020
Horário 07:05
Isadora Crivelli: Vitalino comenta que trouxe importantes serviços para PP, como Sesc, Senac e Sebrae
Isadora Crivelli: Vitalino comenta que trouxe importantes serviços para PP, como Sesc, Senac e Sebrae

O Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente) foi fundado em 1° março de 1977, e, portanto, completou, em 2020, 43 anos. Sua história se confunde com um dos seus fundadores e atual presidente do sindicato, Vitalino Crellis, que em seus 80 anos, nascido na tradicional Vila Marcondes, é incansável na defesa dos direitos e deveres dos comerciantes.

Quando nasceu, chamava-se Sincovapp, nome que abandonou ao tornar-se associado ao Sistema da CNC (Confederação Nacional do Comércio) e filiada a Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do estado de São Paulo). Vitalino foi o primeiro presidente, acompanhado de nomes marcantes de Presidente Prudente. Na primeira gestão do sindicato, além de Crellis, estavam em diversas funções Osvaldo José da Silva, Jorge Akaki, Ednaldo Pereira de Souza, Antônio Odécio Sartori, Martinho Sérgio Krasuck e os já falecidos Guilherme Gerônimo Fernandes, Carlos Graton, Odécio Zorato, Iroshi Iamazaki, Pedro Toledo Coca e Romeu Ciabatari Junior.

Nos 12 primeiros anos que esteve à frente do Sincomércio, Vitalino foi responsável por trazer importantes serviços para a região. Ele afirma ter solicitado à Federação do Comércio a vinda do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem), o Sesc (Serviço Social do Comércio), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Cintec (Câmara de Conciliação), instituição que busca solucionar questões trabalhistas antes que elas cheguem ao Judiciário.

Entre 1989 e 1998, outros comerciantes varejistas ocuparam o posto de presidentes do sindicato, depois disso, entretanto, retornou Vitalino que até os dias de hoje continua ativo nos trabalhos.

CONTRIBUIÇÕES DO SINDICATO

Crellis afirma que, nos dias de hoje, entre 50 e 60 comerciantes são sindicalizados, números que apontam para redução significativa em comparação a outros tempos. Outra dificuldade que Vitalino pontua é o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, que diminui consideravelmente a receita da instituição. Estas questões, entretanto, não retiram a importância histórica do Sincomércio. É do sindicato a responsabilidade por determinar horários de funcionamento dos comércios, salários do funcionalismo, abertura em feriados, entre outros.

Os associados ao sindicato recebem, também, boas vantagens, como convênios com clínicas, consultórios, laboratórios, universidades, farmácias, foto e óticas, planos de saúde, e seguros. Também não precisam pagar a taxa para funcionar em horário estendido em datas especiais ou em feriados.

De qualquer modo, Crellis, com os olhos de quem viu a expansão do comércio regional, acredita no ramo com entusiasmo. Vê na chegada dos chineses o indicativo de potencial. “Quando chegam em algum lugar, é que a cidade está em desenvolvimento, eles fazem pesquisa e identificam o local com comércio vantajoso e em expansão”, comenta.

Depois de o país enfrentar uma grande recessão econômica, que impactou os serviços em geral, o Sincomércio faz 43 anos esperançoso da retomada. Enquanto Vitalino a vê chegar, pensa ele próprio partir para o merecido descanso. Não demora para que diga, “parar é ruim, você parado morre mais rápido”. Afinal, já pensou o Sincomércio sem Crellis?

Atual diretoria do Sincomércio
Presidente: - Vitalino Crellis
Vice-Presidente: - Edson Eiju Owada Hirai
2º Vice-Presidente: - Luiz José Zampieri Bertaco
1º Secretário: - Milton Yoshiaki Myasaki
2ª Secretária: - Maria Aparecida Souza Siqueira
1º Tesoureiro: - Dorival Pavezi
2º Tesoureiro: - Jorge Akaki
Diretor Adjunto: - Carlos Eduardo de Lima
Diretor Adjunto: - Geraldo Mendes Ferraz
Diretor Adjunto: - Antonio Massami Nagai
Conselho Fiscal: - Benedito Jose Esteves Primo
Conselho Fiscal: - Maria Inês Sandoval Santos de Mello
Conselho Fiscal: - Paulo Mamoru Miyamura
Conselho Fiscal: - Alex Bezutti Maschio
Conselho Fiscal: - Marcelo Luis Nicolucci
Conselho Fiscal: - Rodrigo Kitamura
Delegados Representantes – Fecomercio-SP - Vitalino Crellis
Delegados Representantes – Fecomercio-SP - Edson Eiji Owada Hirai
Suplentes: - Dorival Pavezi
Suplentes: - Jorge Akaki


 

Publicidade

Veja também